Gran Turismo que é também o modelo de topo na oferta da marca sul-coreana, o Kia Stinger acaba de ser alvo de uma atualização, não apenas em termos estéticos e tecnológicos, mas também no que ao concerne aos motores. Quanto à chegada ao mercado, deverá acontecer lá mais para o final do presente ano.
Fastback com maior afirmação do lado de lá do Atlântico, o Kia Stinger renova-se, desde logo, com pequenos retoques no exterior.
Alterações, muitas delas de pormenor, que, além de incidirem em aspectos como as ópticas dianteiras e os farolins - estes últimos ligados entre si por um filete de luz LED -, refletem-se, ainda, em novas jantes de 18 e 19 polegadas, assim como em dois novos packs exteriores: Dark Package e Black Package. Os quais fazem a diferença, basicamente, através da coloração de alguns componentes.
Passando ao interior do habitáculo do Kia Stinger, destaque para a introdução, com esta atualização, de um novo ecrã tátil de 8", sendo que o cliente também pode optar, ao invés desta solução, por uma outra, opcional, de 10,25", já com Apple CarPlay e Android Auto integrados.
LEIA TAMBÉM
Chega em 2021. Kia divulga dados técnicos do novo Sorento Plug-In Hybrid
Especificamente para o condutor, um novo painel de instrumentos LCD de 4,2" a cores, em substituição do anterior de 3,5". Embora e também aqui, a possibilidade de escolher uma segunda solução, também ela opcional, e que passa por um painel de instrumentos 100% digital, de 7 polegadas.
Ainda no domínio das tecnologias, a introdução do sistema de arranque remoto do motor, que nalguns mercados surgirá acompanhado da possibilidade de pré-ativação do aquecimento dos bancos e ventilação.
Já no capítulo das assistências à condução, a introdução do sistema de Aviso de Saída e Segurança, Alerta de Ângulo Morto com maior abrangência, Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência à Condução em Auto-Estrada e Alerta de Ocupante Traseiro.
Um V6 também atualizado
Finalmente e no que concerne às motorizações, destaque para os melhoramentos feitos pelos engenheiros da marca sul-coreana no V6 3.3 T-GDi a gasolina, o qual passa a contar com um novo sistema de válvulas de exaustão variável electrónica (Electronic Variable Exhaust Valve), como forma de garantir não apenas uma sonoridade mais intensa quando no modo Sport, como também um som mais discreto com os modos Eco e Comfort. A par destes benefícios, um aumento de 3 cv na potência, que assim para os 373 cv.
A acompanhar este também renovado V6 3.3 T-GDi, uma transmissão automática de oito velocidades, que, no entender na Kia, é a solução que melhor se coaduna com o espírito de Gran Turismo que está na génese do modelo.
Ainda para este ano
Ainda de acordo com as previsões do fabricante, o renovado Kia Stinger deverá chegar aos mercados de todo o mundo, logo a seguir à sua apresentação, ainda durante este terceiro trimestre de 2020, na Coreia do Sul.