Kia Sportage. Quinta geração já está em testes na Europa

A quinta geração do Kia Sportage foi "apanhada", pela primeira vez, em testes na Europa, que só deverá ser apresentada no final de 2021.

A quinta geração do Kia Sportage foi "apanhada", pela primeira vez, em testes na Europa, que, no entanto, só deverá ser apresentada no final de 2021.

Um dos modelos da Kia com mais tradições na Europa é o Sportage, que ao longo da sua carreira foi conhecendo algumas evoluções, sendo que a mais profunda foi a sua transformação de todo-o-terreno tradicional em SUV.

A gama atual é proposta em motorizações a gasolina e diesel de 1,6 litros, com tecnologia mild-hybrid no caso dos propulsores a gasóleo, e quatro níveis de equipamento (Tech, Urban, Line e GT Line).

Foto espia do próximo Kia Sportage. Foto: thekoreancarblog

Nesta fase ainda não se sabe se a marca coreana vai manter estas motorizações na nova geração do Sportage quando entrar em comercialização em 2022, mas é provável que se mantenha a oferta diesel, atendendo à expressão de vendas neste modelo.

Algumas das opções a gasolina também deverão ser eletrificadas, mas a Kia não adiantou se o Sportage também receberá uma motorização híbrida plug-in, tal como sucedeu com o Sorento.

LEIA TAMBÉM
Além de 11 elétricos. Kia prepara relançamento com novo logótipo

A Kia revelou a estratégia para lançar 11 novos veículos elétricos até ao final de 2025, incluindo um novo crossover com um estilo desportivo e uma autonomia de aproximadamente 500 quilómetros, mas é pouco provável que seja comercializado como Sportage, uma vez que a marca pretende um posicionamento mais premium.

Design inspirado no Sorento

Os protótipos do novo Sportage apresentam uma evolução radical no design, sendo comparável à que se registou entre a segunda e a terceira geração deste modelo.

A atual geração do Kia Sorento deverá ser substituída no final de 2021

O novo desenho do capot sugere uma influência do novo Sorento, que recebeu a mais recente assinatura visual da grelha com nariz de tigre da Kia, enquanto os grupos óticos parecem ter sido deslocados para uma posição mais baixa.

As revisões na parte lateral e na traseira também foram profundas, enquanto a linha de tejadilho apresenta uma curva mais acentuada em direção a uma bagageira que também foi redesenhada.