Depois das fotos e das informações mais generalistas, a Kia acaba de divulgar as informações técnicas daquela que será a versão híbrida plug-in (PHEV) do novo Sorento, cuja chegada ao mercado deverá acontecer no início do próximo ano. O que acontecerá, sabemos agora, anunciando, entre outros atributos, uma potência de 265 cv e 350 Nm de binário.
Última variante a ser conhecida, depois de desvendados que já estão as versões Diesel e híbridas, o Kia Sorento Plug-in Hybrid, ou PHEV, anuncia-se, desde logo, com os mesmos sete anos de garantia das restantes variantes. A qual abarca, inclusivamente, o inovador sistema de propulsão.
Aliás e sobre esta solução, a Kia revela agora que tem por base um motor de quatro cilindros a gasolina T-GDi de 1.6 litros com turbocompressor, a debitar, por si só, 180 cv de potência e 265 Nm de binário.
No entanto e a apoiar o motor de combustão, surge um motor elétrico de 66,9 kW (91 cv) e 304 Nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13,8 kWh. E que, além de contar com um novo rotor com um novo processo de laminação de dois estágios, a procurar reduzir os níveis de ruído e vibração, contribui para que o sistema passe a anunciar uma potência conjunta de 265 cv, além de um binário máximo de 350 Nm.
Quanto à gestão da entrega da potência às rodas, está a cargo de uma transmissão automática de seis velocidades, acompanhada de um sistema de tracção integral permanente, o qual, garante a Kia, assegura uma perda mínima de energia, na passagem do motor para os eixos.
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Infelizmente, dos dados agora divulgados pela marca sul-coreana, não fazem parte a autonomia elétrica, tempos de carregamento, ou até mesmo os consumos. Situação que a Kia explica com o facto destes valores estarem ainda à espera de homologação, embora garanta, desde já, que o Kia Sorento PHEV será capaz de realizar a maioria dos trajectos que outras propostas, equipadas com baterias de capacidade idêntica, também efetuam, em modo 100% elétrico e sem emissões.
Dito desta forma, é expectável que o modelo sul-coreano apresente uma autonomia elétrica a rondar os 40 quilómetros.
Ainda sobre as tecnologias empregues neste sistema híbrido plug-in, a Kia avança que o 1.6 T-GDi conta com as mais recentes evoluções 'Smartstream', tais como o novo sistema de distribuição variável (Continuously Variable Valve Duration), responsável por regular o tempo de abertura e fecho das válvulas de admissão em função das condições da viagem. Permitindo, assim, que o motor funcione em diferentes ciclos de combustão, optimizando o rendimento e eficácia.
Quanto às baterias, a marca sul-coreana assegura que estas não ocupam muito espaço na bagageira, com o Sorento a conseguir oferecer não apenas sete verdadeiros lugares, como também uma capacidade de carga até 809 litros, isto com apenas duas filas de bancos em uso. Sendo que, com três filas, a capacidade diminui para 175 litros.
No habitáculo, tudo permanece praticamente idêntico ao das restantes versões, a não ser, na instrumentação digital, redesenhada e com ecrã de 12,3". O mesmo acontecendo no exterior do Sorento PHEV, onde as alterações são mínimas e de pormenor.
Finalmente, por conhecer, continua, ainda, a estrutura de preços do novo Kia Sorento, nomeadamente, para Portugal.