Embora com apresentação oficial e mundial agendada para o próximo Salão Automóvel de Genebra, no início de Março, a Kia não quis esperar mais e acaba de dar a conhecer as primeiras fotos oficiais da quarta geração do Sorento. Na qual, diga-se, é tudo novo!
Com promessas de chegada ao mercado ainda para este ano, o novo Kia Sorento promete, desde já, causar impacto num segmento em que o Nissan Qashqai é rei, nomeadamente, através de uma imagem mais estatutária e moderna.
Na base desta nova geração, está, desde logo, uma nova plataforma, preparada para receber motorizações híbridas e elétricas, além de, neste caso específico, os eixos estarem mais próximos das extremidades do veículo – sinónimo, confirma a Kia, de uma ainda melhor habitabilidade…
LEIA TAMBÉM
Primeiras imagens oficiais do novo KIA Sorento reveladas
Com dimensões exteriores ainda por conhecer, a verdade é que a estética exterior do novo Kia Sorento garante, por si só e a crer nas fotos oficiais agora divulgadas, uma forte diferenciação face ao antecessor. A começar, na secção frontal, onde, além de novas ópticas mais impactantes e uma reinterpretação da conhecida grelha frontal "Tiger Nose", é possível encontrar um capot mais longo, fruto do recuo em 30 mm dos pilares A.
Repleto de aplicações metalizadas, sinónimo certamente de um nível de equipamento mais elevado, o novo Sorento exibido nas fotos oficiais mostra ainda uma traseira totalmente reformulada, marcada não apenas por farolins de aspecto vanguardista e concebidos em altura, como também pela colocação da designação "Sorento", na parte inferior de um portão fortemente esculpido.
Interior mais refinado e high-tech
Mas se o exterior pouco ou nada tem a ver com o da geração atualmente em comercialização, o interior do novo Sorento não foi menos revolucionado. Passando a ostentar não somente um visual bastante mais sofisticado, como também aquele que a Kia diz ser "a melhor habitabilidade alguma vez oferecido no interior de um Kia".
Fruto desta promessa, a manutenção das já conhecidas três filas de bancos, como também uma generosa área de carga. Argumentos a que importa somar ainda aquele que a marca sul-coreana garante ser também "a proposta mais high-tech alguma vez criada pela Kia".
A justificá-lo, um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, acompanhado de um novo display central de 10,25 polegadas, parte de um sistema de infoentretenimento renovado. Tudo num tablier que passa a contar com iluminação ambiente, cuja tonalidade deverá mudar consoante o tipo de condução ou preferências do condutor, e onde é possível encontrar igualmente comandos físicos específicos para comando do ar condicionado.
Alterações, também, não apenas no volante, como também na manche da caixa de velocidades. A qual dá o seu lugar a um pequeno seletor rotativo, a partir do qual passa a ser possível selecionar as diferentes opções da transmissão automática. O mesmo acontecendo, aliás, para o sistema de modos de condução.
LEIA TAMBÉM
Kia Niro elétrico com 455 km de autonomia custa 45 500€
Sob o signo (também) da eletricidade
Preparado para receber motorizações híbridas ou exclusivamente elétricas, por conhecer fica ainda quais as motorizações que marcarão presença no lançamento do novo Kia Sorento, ainda que seja de esperar, pelo menos, uma motorização híbrida, desde o início da comercialização.
De resto e sobre o lançamento, o novo Sorento começará por ser comercializado apenas no seu mercado de origem, a Coreia do Sul, seguindo-se, um pouco mais tarde mas ainda este ano, a introdução nos restantes países, Europa inclusive.