Chega ainda este ano. Kia Rio renova-se com nova motorização Mild-Hybrid

A Kia acaba de desvendar o mais recente facelift do Rio, e que, além das atualizações estilísticas, estreia a primeira motorização semi-híbrida no modelo.

A Kia acaba de dar a conhecer o mais recente facelift da sua proposta para o segmento C, o Rio, e que, além das "obrigatórias" atualizações estilísticas, introduz, também, a primeira motorização semi-híbrida, com transmissão manual inteligente, no modelo.

Lançada no mercado em 2017, a actual quarta geração do familiar compacto da Kia renova-se, assim, com a tradicional actualização a meio do ciclo de vida, embora expressa de forma muito ligeira. Em particular, no que à estética exterior diz respeito.

LEIA TAMBÉM
Kia. Futuro elétrico terá 500 km de autonomia e recarregará em 20 minutos

Aliás, observado de forma menos atenta, o mais certo é que a maioria dos condutores não se aperceba das diferenças, entre o Rio, pré, e pós, actualização. Ainda que, o modelo actualizado, ostente uma frente mais limpa, acompanhada de um pára-choques mais largo e agressivo, onde também é possível encontrar novos faróis de nevoeiro. Sendo que, as próprias ópticas, passam a ser Full-LED, em todas as versões.

A par destas alterações, duas novas cores exteriores, assim como um conjunto de jantes de 16" de novo design, completam as alterações no exterior do renovado Kia Rio.

Um novo ecrã táctil

Passando ao habitáculo, a alteração mais significativa é, sem dúvida, a presença de um novo ecrã táctil de 8", parte da consola central, a que se junta ainda um novo ecrã digital de 4,2", parte do painel de instrumentos ao serviço do condutor.

A acompanhar, novos acabamentos e soluções de personalização, ao passo que, as versões GT Line, passam a exibir novas aplicações em fibra de carbono.

Já no capítulo da segurança activa e passiva, há a salientar a disponibilização do mais recente pacote de tecnologias ADAS, que a marca já propõe noutros modelos.

A primeira motorização Mild-Hybrid

No entanto e apesar de todas estas estreias, a maior novidade, está, no entanto, escondida debaixo do capot dianteiro. Onde o Kia Rio passa a poder ostentar uma nova motorização 1.0 Mild-Hybrid, a substituir o anterior 1.0 T-GDI.

Este novo propulsor semi-híbrido, combina um três cilindros a gasolina, com um gerador elétrico. O qual, apoiado por um circuito de 48V e bateria de polímeros de iões de lítio, apoia o motor de combustão, reduzindo consumos e emissões; segundo a Kia e no caso das emissões, uma redução que pode ir dos 8,1 aos 10,7%, segundo o ciclo NEDC.

Em termos de potência, este novo motor, a que foi dado o nome de Smartstream, mantém os mesmos valores declarados pelo antecessor, ou seja, 100 e 120 cv. Embora e neste caso, com um binário que pode chegar aos 200 Nm.

Conjugada com este bloco Mild-Hybrid, uma totalmente nova caixa manual com controlo electrónico da embraiagem, ou seja, uma embraiagem "by-wire", que, perfeitamente integrada no conjunto semi-híbrido, permite, segundo o fabricante, um desligar mais rápido do motor, do que recorrendo a um sistema Stop&Start.

Apresentada pela primeira vez no Rio, esta nova motorização Mild-Hybrid estará disponível, juntamente com a nova caixa manual de seis velocidades, desde o momento do lançamento. Embora possa ser igualmente adquirida, com transmissão automática de sete velocidades.

A par do semi-híbrido, o Rio passará a estar disponível, ainda, com um mais tradicional 1.2 a gasolina, a anunciar 86 cv de potência.

Chega no terceiro trimestre de 2020

O Kia Rio renovado deverá iniciar comercialização na Europa, durante o terceiro trimestre de 2020.

Quanto a preços, só serão conhecidos mais perto do lançamento no mercado.