As razões são as já conhecidas. Kia Rio pode estar perto do fim na Europa

Depois do fim já anunciado do Fiesta e o futuro ainda duvidoso do Polo, eis que, também o Kia Rio poderá estar perto do fim, na Europa.

Depois do fim já anunciado do Fiesta e o futuro algo duvidoso do Volkswagen Polo, eis que, também o Kia Rio, outra das referências do segmento B na Europa, poderá estar prestes do fim.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, com base num relatório interno da própria marca sul-coreana, segundo o qual a estratégia da Kia passa por fazer desaparecer o Rio, atribuindo ao Stonic o protagonismo no segmento B.

Segundo os últimos dados, a Kia vendeu apenas pouco mais que 32.500 unidades do Rio na Europa, em 2022, número que representa uma queda de cerca de 9 por cento, face ao resultado obtido no ano anterior.

Kia Rio Restyling 2020
Será este o fim do Kia Rio europeu? E, pior ainda, o início do desaparecimento do segmento B na Europa?...

A ajudar a este resultado, a tendência que o mercado europeu tem assumido nos últimos anos e que passa por uma clara preferência por modelos de posicionamento SUV ou crossover, em detrimento de berlinas ou hatchbacks.

Apesar da decisão agora noticiada, fonte da Kia Europe contactada pela Autocar garantiu que, "independentemente de quaisquer desenvolvimento relacionados com o Rio, a Kia mantém o seu total compromisso com os segmentos A e B".

A ameaça Euro 7

Ainda assim, vale a pena recordar que as dúvidas relativamente ao futuro dos carros mais pequenos, na Europa, abarcam todos os fabricantes automóveis. Especialmente, a partir do momento em que a futura norma anti-emissões Euro 7 entrar em vigor.

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Aliás, há não tanto tempo quanto isso, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, deu uma entrevista em que vaticinava que o sub-segmento dos hatchback poderá ver o seu preço subir, entre 3.000 e 5.000€, em resultado das exigências impostas pelo Euro 7.

Já em finais de 2022, Carlos Tavares, o homem-forte do grupo Stellantis, veio igualmente criticar a intenção dos reguladores políticos de imporem o Euro 7, desde logo, por obrigar a um gasto extra de recursos, que poderiam ser utilizados para acelerar ainda mais a eletrificação plena.

Também fruto desta ameaça, a Ford decidiu já reduzir a sua presença no segmento B, acabando com o Fiesta e ficando apenas com o Puma, como único representante da marca da oval azul neste campeonato.