A Kia concluiu o ano de 2022 com uma prestação recorde, não apenas em Portugal, mas também na Europa, graças a uma subida nas quotas de mercado para o patamar dos 4%. Impulsionada, em grande parte, pelos modelos eletrificados.
Em franco crescimento na Europa, a Kia alcançou, em 2022, uma nova quota de mercado recorde na Europa, ao atingir, segundo os dados mais recentes da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), os 4,8% do total de vendas de automóveis de passageiros. Valor que representa um aumento de 4,3% face ao número alcançado em 2021.
Segundo a mesma fonte, a marca sul-coreana vendeu um total de 502 677 veículos no conjunto dos mercados da União Europeia, EFTA e do Reino Unido, o que significa uma subida de 7,9% face às 416.715 unidades comercializadas em 2021. Tudo isto, num mercado marcado pela tendência de descida, com as vendas a caírem 4,1%.
De realçar, ainda, que este aumento da procura por modelos Kia, sustentou-se, em grande parte, na oferta eletrificada do fabricante, a qual rondou quase um terço dos números totais - 30,9%, sinónimo de 176.149 viaturas (eletrificadas) comercializadas.
Quanto a modelos, liderança disputada entre a gama Ceed e o novo Sportage, com o primeiro a terminar 2022 com um total de 137.347 unidades matriculadas na Europa, enquanto o SUV registou um total de 136.293 veículos transaccionados. Finalmente e no lugar mais baixo do Top 3, o Niro, com 80.461 unidades.
Portugal também em crescendo
A ajudar, igualmente, a um ano de 2022 em grande, a excelente prestação da marca sul-coreana em Portugal, onde, representada pelo importador Astara, terminou o ano transacto com um crescimento de 20,1%. Em grande parte, devido às prestações dos modelos Stonic, Xceed e Rio.
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Segundo os dados recolhidos pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal, a marca Kia vendeu um total de 6.419 veículos em 2022, o que equivale a uma quota recorde de 4,1%. Tendo sido esta também a primeira vez que a marca sul-coreana entra no patamar dos 4%, em Portugal.