A Kia acaba de anunciar a intenção de introduzir a nova tecnologia de carregamento simplificado Plug&Charge, na Europa, já com o próximo modelo elétrico topo de gama, EV9. Mas que, garante também o fabricante, será posteriormente alargada à restante gama elétrica da marca.
A nova tecnologia de carregamento, que a Kia garante ser mais "rápida, cómoda e segura", deverá permitir aos proprietários de veículos da marca ligarem o seu elétrico a qualquer estação de carregamento pública compatível e, a partir daí, sem necessidade de códigos, cartões ou aplicações, iniciarem, de forma automática, o carregamento. Isto, graças à identificação integrada directamente no automóvel.
"O Plug&Charge é uma tecnologia muito conveniente, que permite um menor manuseamento e resulta num processo mais rápido e simples", afirma, em comunicado, o vice-presidente de Marketing e Produto da Kia Europe, Sjoerd Knipping. Defendendo que, "ao proporcionarmos aos nossos clientes uma oferta de veículos elétricos em conjunto com soluções de carregamento avançadas, estamos a simplificar a transição para a mobilidade sustentável, além de reforçarmos a nossa posição num segmento de mercado altamente competitivo na Europa".
Ainda de acordo com a Kia, este tipo de carregamento cumpre, igualmente, todos os requisitos em termos de segurança, ao promover a troca de certificados digitais entre o automóvel e o posto de carregamento, ao mesmo tempo que faz a associação da conta do cliente e respectivo contrato, com a conta Kia Charge. Tudo isto, através de uma comunicação que decorre em conformidade com a norma internacional ISO 15118.
LEIA TAMBÉM
Com baterias Blade. Kia apresentou o novo crossover elétrico EV5… na China
Terminado o carregamento, o pagamento do mesmo será adicionado à factura mensal do cliente, de acordo com os termos do seu contrato.
Referir, ainda, que o sistema Plug&Charge mantém todos os benefícios da aplicação Kia Charge, desde a função de navegação às atualizações em tempo real sobre taxas de carregamento e disponibilidade, além da capacidade de aplicar opções de filtros como o tipo de ficha, velocidade de carregamento ou infraestrutura pública.