Chegam hoje ao mercado nacional as versões "de ligar à tomada" do crossover Niro e tanto do sedan como da carrinha Optima. Conjugando uma interessante autonomia elétrica para trajetos diários com a liberdade da combinação entre os dois motores, os dois modelos integram a forte ofensiva que a marca tem vindo a implementar ao longo de 2017. A Kia não para, e após ter este ano lançado novidades como o
Picanto e o
Rio já ensaiados pela Turbo, e também revelado apostas como o
desportivo Stinger o
crossover Stonic, chegam agora ao mercado duas novas propostas de baixas emissões, com o lançamento dos PHEV (Plug-In Hybrid Eletric Vehicle) das gamas Niro e Optima. Em ambos os casos a marca destaca as baixas emissões alcançadas, respetivamente de 29 g/km e 33g/km de CO
2, bem como a autonomia elétrica a rondar os 50km que permite cumprir a generalidade dos trajetos diários casa-trabalho-casa, a ampla oferta de equipamentos e tecnologias e ainda os sete anos de garantia. Com as campanhas especiais de lançamento de 2500€ e 5000€, respetivamente, a reduzirem os preços do Kia Niro PHEV para 37240€ e do Kia Optima PHEV para os 43750€, referência ainda para os valores ainda mais baixos para convencer as empresas a optar pelos híbridos para as suas frotas, até pelos vários incentivos fiscais existentes. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Kia_Niro_PHEV_3_4_front_view_B1111.jpg]
Kia Niro PHEV
Juntando-se ao híbrido paralelo, numa gama que futuramente contará também com uma opção 100% elétrica, o crossover combina nesta modalidade os motores de combustão com 105CV e o elétrico com 61CV para alcançar uma potência combinada de 141CV e 265Nm de binário. Destaque ainda para a opção pela caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades, que surge em detrimento das bem mais criticadas CVT. Equipado com uma bateria de 8,9 kWh, são anunciados 58km de autonomia elétrica, num modelo que oferece emissões de somente 29g/km de CO
2 e consumos combinados de 1,3L/100km. O exterior do Kia Niro PHEV integra elementos que indicam a sua natureza híbrida, com o principal deles a ser os acabamentos em tons azuis para o para-choques. Juntam-se ainda soluções como um flap inferior ativo na frente do carro, as cortinas laterais na dianteira e spolier traseiro otimizados para escoar o ar. A bordo a marca coreana aposta forte nas tecnologias, oferecendo sistemas como o cluster digital, o mais eficiente ar condicionado de condutor (evitando estar a ligar o sistema para todo o automóvel) e os serviços conectados Kia, já preparados para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além das inovações trazidas para bordo, destaque ainda para três outros atributos tecnológicos. O primeiro é o botão HEV, que permite "forçar" a utilização apenas do modo elétrico, um ponto importante para quem sabe que os 58km de autonomia serão suficientes para o trajeto até um local onde poderá carregar as baterias (3H nos carregadores públicos e 6H a 7H na rede doméstica). Além disso, a Kia conta já com um sistema que recorre à navegação para potenciar a componente híbrida. Este Predictive Control é capaz, por exemplo, que gastar mais a carga das baterias quando sabe que o carro se prepara para começar uma descida onde a capacidade de regeneração volta a colocar eletricidade nestes componentes de armazenamento. A culminar esta procura da máxima eficiência no Kia Niro PHEV encontramos o coasting guide, que refere quais os locais em que pode retirar o pé antecipadamente do acelerador, com ganhos até 3% nos consumos. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Kia_Optima_sw_PHEV_3_4_front_view_B111.jpg]
Kia Optima PHEV
Com a SW já disponível em solo nacional, está igualmente aberta a fase de encomendas para o sedan PHEV, embora as primeiras unidades apenas cheguem a Portugal no início de 2018. Nas duas carroçarias a opção foi para o 2.0L GDI a gasolina de 156CV e o motor elétrico de 68CV, alcançando uma potência combinada de 205CV e binário de 375Nm. Também neste modelo encontramos uma caixa automática de seis velocidades. A opção por baterias maiores em relação ao Niro, com 11,3kWh, garante uma autonomia sem emissões poluentes de 62km, num modelo que anuncia consumos de 1,4L/100km e emissões de 33g/km de CO
2. Também são contemplados elementos específicos para o design do Optima PHEV, em que a característica mais marcante é a grelha ativa, com o eficácia aerodinâmica reforçada ainda pelas cortinas de ar. Isto permitiu à variante híbrida da carrinha alcançar os 0.28cd, contra os 0.30 da SW apenas com motor de combustão. A bordo, além das características de visualização de informações específicas dos híbridos, encontramos também os botões HEV para condução elétrica e o ar condicionado do condutor. Procurando reforçar a oferta com mais equipamento, a marca opta ainda por um sistema de som premium com oito saídas, o porta-bagagens automático e ainda os vidros escurecidos.
Segurança
Destaque apenas para a inclusão de um vasto conjunto de assistências que salvaguardam o condutor, e cuja eficácia é comprovada por factos como a obtenção das cinco estrelas do EuroNcap por parte do Kia Niro PHEV. A ampla oferta inclui sistemas como o manutenção de faixa, o cruise control adaptativo, a travagem autónoma de emergência e a câmara a 360º.
Fiscalidade…
Apesar de pretender também seduzir os clientes particulares, as frotas de empresas são um mercado importante para os Kia Niro PHEV e Optima PHEV. Como pode ver na tabela, seguinte, existem diversas vantagens para o setor profissional na aquisição de veículos de menor impacto ambiental, pelo que são contemplados preços especiais neste híbridos de Plug-In. A vantagem final, após contabilizado o IVA, ficará num patamar entre os 2000€ e os 3000€, embora seja necessário referir que este importo é dedutível a 100% nestes dois Kia. Assim, a marca anuncia que para as frotas o preço do Optima SW PHEV é de 33200€ + IVA, o sedan Optima 31600€+IVA e o Niro PHEV 29100€+IVA.
A marca coreana recordou ainda que todos os componentes destes dois modelos, incluindo a bateria, são abrangidos pela sua habitual garantia de sete anos. Os novos Kia Niro PHEV e Optima PHEV estão desde hoje, 28 de setembro, disponíveis no mercado nacional.