Kia Niro PHEV e EV. Reveladas as especificações técnicas

A Kia revelou as especificações técnicas das versões híbrida plug-in (PHEV) e elétrica (EV) do novo Niro. Uma das novidades no PHEV

A Kia revelou as especificações técnicas das versões híbrida plug-in (PHEV) e elétrica (EV) do novo Niro. Uma das novidades no PHEV é a remoção da marcha-atrás na caixa de velocidades, sendo a manobra assegurada pelo motor elétrico.

A Kia apresentou a segunda geração do Niro em novembro de 2021, mas só em meados de 2021 revelou as especificações técnicas e apenas da versão híbrida. Agora, a marca sul-coreana avançou com os detalhes relativos às variantes híbrida plug-in e elétrica.

Assim, o Kia Niro PHEV vai utilizar o mesmo motor a gasolina de 1,6 litros da versão híbrida. Em ambos os casos, este propulsor está acoplado a uma nova transmissão de dupla embraiagem com seis velocidades, a qual perdeu 2,3 quilos com a remoção da marcha-atrás. Naturalmente que essa manobra continuará a ser realizada, mas com a utilização do motor elétrico.

Nova geração do Kia Niro

A linha motriz do Niro PHEV inclui um motor elétrico com 62 kWh em substituição da de 32 kWh que se encontra no Niro HEV. Como consequência a potência aumenta de 139 cv para 180 cv. 

LEIA TAMBÉM
Para 2022. Kia revoluciona Niro com a mesma oferta de motores

Enquanto o antigo Niro PHEV estava equipado com uma bateria de 8,9 kWh, o seu substituto vem com uma bateria ligeiramente maior de 11,1 kWh para assegurar uma autonomia de até 65 quilómetros em ciclo WLTP. Todavia, este alcance é obtido com jantes de 16 polegadas pelo que a opção por alternativas de maiores dimensões irá penalizar a eficiência. 

Carregamento bidirecional no EV

No que se refere ao Niro EV, este recebe um motor elétrico que desenvolve uma potência de 201 cv e um binário de 255 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 167 km/h. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 64,8 kWh, que permite uma autonomia de até 463 km.

A utilização de um carregador rápido permite recuperar entre 10 a 80 por cento da capacidade de carga em 43 minutos. Com a segunda geração deste modelo, os proprietários poderão beneficiar do carregamento bidirecional, mas apenas para dispositivos e uma potência até 3 kWh.

O Niro EV também é mais prático do que o seu antecessor e oferece um pequeno compartimento para bagagens na parte dianteira com uma capacidade de 20 litros. A bagageira convencional, por seu lado, cresceu 24 litros, oferecendo agora um total de 475 litros. A bagageira da versão PHEV é ligeiramente menor, com apenas 348 litros.

O primeiro Kia a utilizar a plataforma K3, estreada no Hyundai Elantra, deverá chegar à Europa nos próximos meses.