O Kia Niro elétrico, com 455 km de autonomia, já pode ser encomendado em Portugal (45 500€) mas a disponibilidade para este ano é limitada. O mesmo acontece com o Kia Soul (43 000€) com a mesma bateria de 64 kWh (452 km de autonomia)
A Kia quer vender em Portugal, durante este ano de 2020, 30% de automóveis eletrificados, ou seja, cerca de 1600 unidades, entre híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos. Os primeiros representarão 70% das vendas, através de modelos como o Sportage, enquanto os segundos deverão garantir 18% das vendas de veículos eletrificados, destacando-se, além do Niro PHEV, o XCeed que chega no final do primeiro semestre. Quanto à oferta 100% elétrica está a cargo, para já, de duas propostas: o Soul EV e o Niro Elétrico que partilham a bateria de 64 kWh (autonomia de 455 km e 452 km, respetivamente). No caso do Soul EV o preço é de 43 000€ para clientes particulares e de 35 800€ para as empresas a que se junta, neste caso, o IVA que é dedutível.
Já o Niro é o porta-estandarte na estratégia de eletrificação da Kia. Custa em Portugal 45 500€ para particulares e 35 800€ para empresas e, além da autonomia e da potência (204 cv), destaca-se pelo tempo de carga: 55 minutos (80% da carga) num ponto ultra-rápido (100 kW) e 75 minutos no posto de 50 kW, 5h55m no posto de 11 kW e 9h numa Wallbox de 7,2 kW. Segunda a Kia, a elevada autonomia é explicada pelo baixo consumo (15,9 kWh para 100 km) e pela a grande capacidade de regeneração da energia, com quatro modos diferentes, selecionáveis através das patilhas colocadas no volante. Testemunho do apuro tecnológico do Kia Niro elétrico é o facto de a bateria de iões de lítio ser refrigerada a água, o que assegura um melhor controlo térmico da unidade, indispensável para a gestão energética e para a durabilidade.
Crossover elétrico
O Kia Niro, além da versão elétrica, está disponível com motorização híbrida e plug-in. Comum a todas as propostas é a configuração Crossover, oferecendo um interior versátil para cinco ocupantes e uma bagageira com 451 litros de capacidade, bem como todos os equipamentos de segurança, apoio à condução, entretenimento e conforto mais avançados. Importante, também, é o desenho moderno e integrado no espírito SUV, bem como as capacidades dinâmicas onde se incluem as aptidões fora de estrada.
Os Kia Soul EV e Niro elétrico que agora chegam a Portugal são a face mais visível (para já) de uma estratégia ambiciosa da marca sul-coreana com vista ao objetivo de assumir um papel de primeiro plano no contexto da mobilidade de baixas emissões. Nesse sentido, a marca tem marcha um plano que representa um investimento de 22,5 mil milhões de euros e que prevê o estabelecimento de várias parcerias com diversas entidades e, principalmente, o desenvolvimento de uma nova plataforma dedicada que servirá de ponto de partida para o lançamento dos próximos modelos 100% elétricos, com o primeiro a surgir já no próximo ano. Até 2025 a Kia quer que 30% das vendas seja assegurada por modelos eletrificados, prevendo o lançamento de cinco modelos híbridos, quatro PHEV, mais dois modelos 100% elétricos e um a pilha de combustível.