Procurando, também, assinalar a transição em curso para um futuro maioritariamente elétrico, a Kia celebrou o seu primeiro 'Dia do EV', evento anual que serviu para mostrar uma nova mobilidade zero emissões... acessível. Do citadino EV2 ao pequeno SUV EV3, da berlina EV4 ao SUV compacto EV5, eis o futuro by Kia!
Realizado na Coreia do Sul, o primeiro "Dia do EV" da Kia serviu, assim, para mostrar o que o futuro da marca de Seul reserva. Não deixando de revelar, igualmente, uma forte preocupação com a necessidade de, concretizados que estão os lançamentos dos modelos superiores (EV9... e EV6) naquela que é a nova geração EV do fabricante, disponibilizar, daqui para a frente, propostas igualmente elétricas e atraentes, mas mais acessíveis. Mais concretamente, ao longo dos próximos três anos.
EV2: o crossover citadino
Assim e começando por aquele que deverá passar a ser o elétrico de entrada de gama (embora um possível EV1 não esteja totalmente descartado...), o Kia EV2 assume-se como um pequeno crossover, apontado ao segmento B, que a própria marca qualifica de especial importância para a Europa. Não apenas porque deverá ser capaz de rivalizar com referências como o Peugeot e-2008, mas também por prometer um preço, segundo avança a Autocar, na ordem dos 30 mil dólares, ou seja, pouco mais de 28 mil euros, à cotação atual.
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Embora sem revelar, para já, quaisquer dados técnicos concretos sobre o modelo, ou até mesmo imagens, a não ser que poderá vir a contar, igualmente, com uma versão mais desportiva, a Kia prevê que o EV2 possa chegar ao mercado em 2026.
EV3: O pequeno SUV
Bem mais perto do lançamento, parece estar, no entanto, o EV3, um crossover elétrico apontado ao segmento C que poderá, inclusivamente, vir a tornar-se uma espécie de sucessor do atual Soul EV. Isto, porque, a par de linhas volumosas e marcantes, o concept agora desvendado anuncia espaço e funcionalidade, um pouco à imagem (mas, na realidade, melhor) do Soul.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV3Concept2023_lattras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV3Concept2023_frtelateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV3Concept2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV3Concept2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV3Concept2023_destaque.jpg]Com comercialização prevista já para 2024 e, segundo a marca também revelou, com um preço de referência a rondar os 33 mil euros, o EV3 recorre à já conhecida plataforma E-GMP para propor não apenas vários tipos de bateria e configurações de trem de força (com tracção 4x2 e 4x4), mas também um visual muito semelhante ao EV9 (o fabricante garante, de resto, o modelo agora desvendado está já muito próximo daquilo que será a versão de produção), a par de uma interpretação muito própria da conhecida frente "Tiger's Face".
Tal como no EV2, também este EV3 poderá vir a contar com uma variante mais desportiva e potente, do que os 218 a 306 cv que poderão ser a potência declarada nas versões standard.
EV4: a berlina invulgar
Apontado a propostas como o Tesla Model 3 ou o Polestar 2, o Kia EV4 é, para a Kia, a reinterpretação da berlina tradicional, aqui em modo exclusivamente elétrico, que promete marcar o panorama automóvel, graças a uma estética exterior que, conforme também refere o fabricante, não pretende ser, nem uma berlina, nem um dois volumes. Isto, com a certeza de que, a carroçaria agora desvendada, está já muito próximo daquilo que será a versão de produção, a lançar em 2026.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV4Concept2023_latfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV4Concept2023_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV4Concept2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV4Concept2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV4Concept2023_destaque.jpg]Também ele ainda sem dados técnicos conhecidos, o mais certo é que venha a adoptar uma variante da mesma plataforma e-GMP que servirá de base ao EV3, e que lhe permitirá adoptar configurações de trem de força com um ou dois motores elétricos, assim como vários tipos e capacidades de bateria. Embora e com a garantia, desde já, de que não disporá da tecnologia de carregamento ultra-rápida, que o fabricante já disponibiliza, tanto no EV9, como no futuro EV5.
EV5: o irmão mais novo do EV9
Inicialmente apresentado como um modelo concebido apenas para o mercado chinês, o Kia EV5 é um dos próximos EV a lançar pela Kia, a partir de agora, já com a certeza de que será vendido em praticamente todo o mundo, enquanto parte da nova família de elétricos iniciada pela marca sul-coreana com o "gigante" EV9.
De resto, o modelo, que se apresenta como um SUV familiar compacto, promete não só posicionar-se logo abaixo do maior dos elétricos do fabricante, mas também partilhar com este a linguagem de design expressa numa carroçaria que tem na base uma derivação da plataforma desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos pelo Hyundai Motor Group, E-GMP.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV5Concept2023_lateraltopo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV5Concept2023_lattras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV5Concept2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/KiaEV5Concept2023_interior.jpg]No entanto e ao contrário do EV9, ou até mesmo do EV6, que recorrem a uma arquitectura de 800V, para o EV5 está destinado um sistema elétrico de apenas 400V, o que, além de ajudar à redução de custos, também fará com que o modelo carregue as baterias mais lentamente.
Quanto às baterias propriamente ditas e porque as unidades destinadas aos restantes mercados que não a China, serão produzidas na Coreia, o EV5 europeu exibirão soluções de 58 kWh e 81 kWh, acrescidas de trens de força com um e dois motores.
No caso das versões Standard e Long Range, a opção será de um só motor, montado sobre o eixo dianteiro, a propor uma potência na ordem dos 218 cv, enquanto a Long Range AWD ganhará mais 95 cv com a adopção de um segundo motor no eixo traseiro, fazendo subir a potência combinada para os 306 cv.
Para já ainda sem números para a versão europeia, o EV5 produzido na China e que conta com uma composição química diferente nas baterias, anuncia autonomias entre os 530 e os 648 quilómetros, segundo a norma oficial local, e consegue recuperar dos 30 aos 80% da capacidade da bateria, em apenas 27 minutos. Isto, utilizando uma potência máxima de carregamento que se prevê na ordem dos 125 kW.
Finalmente e tal como alguns dos "irmãos", também este EV5 poderá vir a contar com uma versão mais picante, sendo que, em termos de preços, a Kia prevê que este SUV familiar compacto possa fixar-se no patamar dos 50 mil dólares, ou seja, a rondar os 47 mil euros.