Dando continuidade a uma conversão já iniciada, a Kia acaba de introduzir a nova tecnologia Mild Hybrid de 48V, naquela que é uma das gamas mais importantes na oferta do fabricante sul-coreano, a Ceed. Lançamento que é feito em conjunto com uma nova caixa de velocidades manual inteligente.
Já disponível, por exemplo, no SUV Kia Sportage, o novo sistema motopropulsor semi-híbrido (MHEV) EcoDynamics+ 48 V diesel, passa, a partir de agora, a estar disponível, tanto no Ceed hatchback de cinco portas, como no Ceed Sportswagon, na shooting brake ProCeed e no crossover urbano XCeed (crossover urbano).
LEIA TAMBÉM
Kia Ceed Sportswagen PHEV já chegou a Portugal. Preços a partir de 36 mil euros
Sobre o sistema motopropulsor propriamente dito, tem por base um motor diesel de 1,6 l "Smartstream", conjugado com com o sistema EcoDynamics+ 48 V MHEV, propondo dois níveis de potência - 115 e 136 cv -, em praticamente todas as carroçarias. Uma única excepção: a shooting brake ProCeed, disponível apenas com motor de 136 cv.
Quanto às vantagens desta motorização, a Kia destaca os consumos mais eficientes e a diminuição das emissões de CO2, entre 5 a 10 % (NEDC 2.0, ciclo combinado), consoante a carroçaria, caixa de velocidades, potência do motor e especificação do veículo. Isto, também graças ao apoio dado pela bateria de polímero de iões de lítio de 48 V, na aceleração, assim como ao novo Gerador de Arranque Semi-Híbrido (MHSG), a ajudar a prolongar o tempo que o motor passa desligado.
Já no que concerne às prestações, a marca sul-coreana anuncia que estas mantêm-se as mesmas.
Igualmente novidade no Ceed, é a caixa de velocidades manual inteligente que acompanha esta nova motorização, que, com sistema "clutch-by-wire", contribui para aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões CO2, em cerca de 3%, através desligar o motor mais cedo que com um sistema Stop&Go. Tudo isto, mantendo o comando tradicional de uma caixa de velocidades manual convencional.
Ainda de acordo com a Kia, esta nova motorização Mild Hybrid 48V assegura consumos que podem variar entre os 3,7 e os 4,4 l/100 km, consoante o modelo, além de emissões que vão das 96 às 114 g/km de CO2.
A marca nipónica salienta ainda que os modelos EcoDynamics+ mantêm a garantia geral de 7 anos ou 150 000 km.