Com 15 novos EV. Kia sobe metas de venda de elétricos para 2030

A sul-coreana Kia acaba de anunciar o aumento das metas já definidas quanto às venda veículos elétricos, até 2030, a par de mais tecnologia.

A sul-coreana Kia acaba de anunciar o aumento das metas já definidas de venda veículos elétricos, até 2030, para os 1,6 milhões de unidades, graças também à subida no número de modelos EV a lançar, até 2027. Tudo, para acelerar a transição, que deverá ser conseguida com mais tecnologia, PBV... e lucros.

O anúncio destas novas metas foi feito, pelo construtor sul-coreano, durante o último 'CEO Investor Day 2023', em que a Kia começou por deixar a garantia de que pretende dar continuidade às quatro estratégias principais com vista a tornar-se um "Fornecedor de Soluções de Mobilidade Sustentável".

Para tal, a Kia deu a conhecer uma nova e atualizada meta de vendas anuais, para 2030, que se traduz em 4,3 milhões de veículos, dos quais 2,38 milhões serão eletrificados. Sendo que este último número significa, igualmente, um peso de 55% nas vendas totais, além de mais um passo no objectivo já definido pela marca sul-coreana, de tornar-se um dos principais fabricantes de veículos elétricos no mundo.

A apresentação feita pelo CEO da Kia, Ho Sung Song
A apresentação feita pelo CEO da Kia, Ho Sung Song

Face ao anunciado em 2022, o número agora conhecido de veículos elétricos representa uma subida de 7,5%.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Gama Kia já recebe atualizações remotas de software

A ajudar a estas metas, a intenção do fabricante de criar uma gama de veículos elétricos com 15 modelos, até 2027, dos quais fará parte o Kia EV9 apresentado recentemente. Sendo que, também aqui, o número de dezena e meia de veículos representa um aumento de mais um modelo, face ao anunciado há um ano.

Mais e melhor tecnologia

Entretanto, a empresa promete continuar a implementar novas tecnologias nos seus veículos, entre as quais, funcionalidades de conectividade em todos os automóveis chegados ao mercado, a partir de 2025. Isto, para que todos os condutores possam beneficiar de atualizações de software Over-The-Air (OTA), mas também e no caso específico do EV9, da tecnologia de condução autónoma de nível 3 condicional, batizada de "Piloto Avançado de Condução em Autoestrada (HDP), e que permite condução "hands-off" em determinadas situações.

Já em 2026, a Kia pretende introduzir a tecnologia HDP2, a qual suportará a condução "eyes-off" em certas condições.

Kia EV9
Kia EV9

Também previsto, o incremento do negócio de veículos para fins específicos (PBV), através, entre outras medidas, do lançamento de um PBV dedicado de média dimensão, em 2025. E que será o primeiro de uma série de veículos que contemplará, inclusivamente, um robô-táxi com tecnologia de condução autónoma.

Finalmente e quanto às metas financeiras, a previsão de um aumento da receita bruta para 160 biliões de KRW (€111,6 mil milhões) em 2030, o que significará um crescimento de 84% em relação a 2022; o aumento do lucro operacional para 16 biliões de KRW (€11,1 milhões), uma melhoria de 122% face a 2022; e o aumento da margem de lucro operacional para 10%, ou seja, mais 1,6 pontos percentuais face a 2022.