KIA K5. Substituto do Optima revela design impressionante

A Kia revelou finalmente o novo sedã de tamanho médio K5 para o mercado norte-americano, que irá substituir o Optima. Também para a Europa?

A Kia revelou finalmente a nova berlina média para o mercado norte-americano, denominada K5, e que irá substituir o Optima. A apresentação do novo carro teve um maior impacto, graças à aposta da marca numa "nova linguagem de design".

O novo Kia K5 2021 é baseado na nova plataforma 'N3', que também sustenta o Hyundai Sonata, sendo 5 cm mais longo, 2,5 cm mais largo e 2 cm mais baixo. A distância entre eixos também é aumentada em 4,5 cm.

As proporções mais agressivas do Kia K5 são agora apoiadas por uma nova e mais ousada linguagem de design da marca, tornando o novo modelo numa berlina de imagem impressionante.

A parte dianteira é dominada pela nova versão da chamada "cara de tigre" da marca, que inclui uma grelha frontal larga e fina, que se estende até aos faróis e capô.

O novo sedã destaca-se pelo seu impressionante design
O novo sedã destaca-se pelo seu impressionante design

De salientar os faróis finos que apresentam um par de luzes diurnas "Heartbeat", enquanto a linha do teto recebe uma peça cromada. Por seu turno, o vidro traseiro denota um aplique preto brilhante para "melhorar a forma do fastback", apesar de ser basicamente um sedã.

Inicialmente, será oferecido aos clientes nos EUA a opção entre quatro níveis de acabamento (LX, LXS, GT-Line, EX). Posteriormente, será adicionada uma variante GT topo de gama.

Dois motores turbo e AWD

A versão básica do Kia K5 2021 será equipada com um motor turbo de 1,6 litros e quatro cilindros, com 180 cv e 264 Nm de binário, juntamente com a nova transmissão automática de oito velocidades.

A Kia também disponibilizará o modelo, opcionalmente, com um sistema de tração às quatro rodas, no final de 2020, pela primeira vez na sua história.

https://www.youtube.com/watch?v=skb2k-uIOns&feature=emb_title

A versão topo de gama, Kia K5 GT, será alimentada por um motor turbo 2,5 litros de quatro cilindros, conforme o esperado, produzindo um total de 290 cv e 421 Nm de binário.

Este motor será ligado a uma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades, desenvolvida internamente, permitindo que o K5 chegue aos 100 km/h em 5,8 segundos.

LEIA TAMBÉM
Kia Optima renovado antes da viagem para Genebra

O novo automóvel vem equipado com as mais recentes tecnologias, incluindo um sistema "wireless" compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Possibilita ainda a escolha de um ecrã tátil entre 8 e 10,25 polegadas no seu sistema de infoentretenimento, com navegação de dados de tráfego em tempo real, UVO telematics. Permite ainda o reconhecimento de voz, além de oferecer um sistema de carregamento rápido para smartphones via "wireless".

Sistemas de última geração

Outros recursos inteligentes incluem os sistemas de accionamento remoto da ignição e climatização, assim como do Active Sound Design.

A lista de equipamentos de segurança ativos é bastante longa, englobando desde o Alerta e Assistência à Travagem de Emergência Frontal, e Manutenção na Faixa de Rodagem, ambos de base, até ao Alerta e Travagem de Emergência à Passagem de Trânsito na Traseira, Cruise Control Inteligente com recurso ao Sistema de Navegação, e Assistência à Condução em Auto-Estrada. Estes últimos, parte da lista de opcionais.

O novo automóvel vem equipado com as mais recentes tecnologias
O novo automóvel vem equipado com as mais recentes tecnologias

O novo K5 chegará aos concessionário norte-americanos da Kia já neste verão, nas versões LX, LXS, GT-Line e EX, com o motor turbo de 1,6 litros.

A versão mais potente do turbo de 2,0 litros GT está prevista para depois do outono.