Hyundai Kauai vs. Kia Stonic. Conheça as cinco principais diferenças que os separam

Produtos do mesmo fabricante, Hyundai Kia, Hyundai Kauai e Kia Stonic são uma espécie de primos direitos, com diferenças entre si. Eis as cinco diferenças.

Produtos de um mesmo fabricante – Hyundai Kia -, ainda que comercializados por marcas distintas, Hyundai Kauai e Kia Stonic são, no entanto, uma espécie de primos direitos, embora com algumas diferenças importantes entre si. Recordamos-lhe as cinco mais significativas.

Especialmente quando se tratam de marcas propriedade de um mesmo construtor, é quase forçoso que, até por questões de escalamento e sinergias, todas elas acabem por competir nos mesmos segmentos. Muitas vezes, com produtos que apenas diferem entre si, no emblema que ostentam na grelha frontal.

LEIA TAMBÉM
Hyundai apresenta Kauai híbrido

Esse não é, no entanto, o caso de Kia Stonic e Hyundai Kauai. Dois modelos oriundos o mesmo construtor, ainda que apresentando-se ao mercado com marcas distintas, e a competirem no mesmo segmento - o B-SUV. Realidade que, embora podendo levar a pensar que pouco os separa no âmago, não esconde o facto de serem muito diferentes em aspectos fundamentais.

Primeiro dos dois a chegar ao mercado, o Kia Stonic apostou, desde o início, num preço competitivo
Primeiro dos dois a chegar ao mercado, o Kia Stonic apostou, desde o início, num preço competitivo

Assim e se está a pensar comprar uma destas duas propostas, embora esteja ainda indeciso sobre qual escolher, revelamos-lhe, não aquilo que os une, mas, sim, os pontos principais que os separam. Cabendo depois ao leitor, optar em função daquilo que mais valoriza ou necessita.

1. A plataforma
Competindo no mesmo segmento, seria de esperar que Hyundai Kauai e Kia Stonic partilhassem, desde logo, a base, ou seja, a plataforma – nada mais errado! Na verdade, enquanto o modelo da Kia recorre à mesma plataforma do hatchback segmento B da marca, o Rio, o Kauai tem por base uma variante mais evoluída, da plataforma utilizada no modelo do segmento C, o i30.

2. Motorizações
Outro dos aspectos em que Kia Stonic e Hyundai Kauai se distanciam um do outro, com o primeiro a optar por uma solução, em termos de motores, mais tradicional, sustentada exclusivamente em propulsores de combustão a gasolina e a gasóleo. Já o Hyundai, acresce a essas mesmas soluções, motorizações mais evoluídas e limpas, como é o caso da versão híbrida (HEV) e da variante 100% elétrica (EV).

LEIA TAMBÉM
Novo Kia Stonic começa nos 13.400€

3. Posicionamento
Embora ambos propostas para o segmento B-SUV, nascidas no seio de marcas generalistas, Hyundai Kauai e Kia Stonic não deixam de apresentar, ainda assim, posicionamento ligeiramente diferente, com o grupo Hyundai-Kia a não esconder a intenção de colocar o Kauai, num patamar ligeiramente acima daquele onde se insere o Stonic. A confirmá-lo, o facto da apenas o Hyundai dispor da motorização Diesel mais potente (136 cv), de ser o único a estar disponível com tração integral, ou até mesmo de apenas ele contemplar as já referidas motorizações mais limpas e elétricas. Entre outros argumentos…

4. Equipamento
Resultado, igualmente, desta (ligeira) diferença no posicionamento, um equipamento de série que também apresenta algumas variações, com o Hyundai Kauai a ser proposto apenas com a versão Premium (e respectivas derivações) e, como tal, a ostentar um lote de atributos de mais rico, sem custos acrescidos para o utilizador. Do qual fazem parte, por exemplo, o pacote de sistemas de segurança já com a câmara traseira de auxílio ao estacionamento, o sistema de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de cansaço do condutor, ou ainda o ar condicionado automático. Tudo equipamentos de que a versão de entrada do Stonic, Easy, não dispõe…

Embora mais caro, o Hyundai Kauai é também o único a oferecer variantes híbrida e 100% elétrica
Embora mais caro, o Hyundai Kauai é também o único a oferecer variantes híbrida e 100% elétrica

5. Preço
Mais um aspeto importante em que os dois modelos diferem, mais uma vez, com o Kauai a posicionar-se num patamar (de preço) mais alto. O qual começa nos 18.898,65€, preço para a motorização de entrada, 1.0 T-GDi a gasolina de 120 cv. Já o Stonic, está disponível em Portugal com preços a partir de 14.810€, motorização 1.0 T-GDi ISG de 120 cv, embora fruto também de uma campanha de desconto atualmente em vigor, no valor de 3.700€. Sem campanha, 18.510€, valor que continua a ser (ligeiramente) mais baixo que o pedido pela versão de entrada do Kauai.