Kia e Genesis confirmam novos crossovers elétricos já para 2021

Além do Ioniq 5, o Hyundai Motor Group planeia lançar dos novos crossovers elétricos das marcas Genesis e Kia em 2021.

Além do Ioniq 5, o Hyundai Motor Group planeia lançar dos novos crossovers elétricos das marcas Genesis e Kia em 2021. Ambos vão utilizar a nova plataforma elétrica E-GMP, preparada para oferecer uma autonomia superior a 500 quilómetros.

Confirmando os rumores que corriam há algum tempo, o Hyundai Motor Group confirmou oficialmente o lançamento de novos SUV / crossover elétricos, construídos com base na nova arquitetura elétrica denominada "Electric-Global Modular Platform - E-GMP".

Além da versão de produção do protótipo Hyundai 45, que chegará ao mercado como Ioniq 5, o fabricante vai lançar dois modelos com carroçaria do tipo SUV / crossover das marcas Kia e Genesis, assumindo esta última um posicionamento no segmento premium. 

"Com o lançamento de novos veículos baseados na recém-apresentada plataforma de veículos elétricos, a E-GMP, planeamos oferecer opções de mobilidade que são atrativas e amigas do ambiente, respondendo aos diferentes gostos e necessidades dos clientes a preços mais razoáveis", refere o presidente do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, em comunicado de imprensa. 

Sem adiantar detalhes muito específicos acerca dos novos crossover elétricos da Genesis e da Kia, a Hyundai explicou que a nova plataforma E-GMP é capaz de disponibilizar uma autonomia superior a 500 quilómetros e um único carregamento num posto superrápido permite recuperar 100 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos. 

25 modelos elétricos até 2025

O objetivo de longo prazo do Hyundai Motor Group passa pela disponibilização de 25 modelos elétricos até 2020, todos baseados nessa plataforma, que deverão representar vendas anuais de um milhão de unidades em todo o mundo. 

LEIA TAMBÉM
Ofensiva elétrica da Hyundai e da Kia com 23 novos modelos

"2021 deve ser o ano de arranque da nossa grande transformação para um novo ciclo de crescimento", adiantou Euisun Chung, sublinhando que a Hyundai irá acelerar a construção e instalação de novas estações para veículos elétricos em todo o mundo. Já em 2021 está previsto o lançamento de 20 postos de carga rápida na Coreia do Sul e a otimização da sua infraestrutura de carregamento na Europa em cooperação com a Ionity.