O responsável pela criação do design do Kia EV9 considera que o fim dos SUV está para breve porque as pessoas já se cansaram de os conduzir. Karim Habib admite, no entanto, que ainda possam ter salvação se tiverem autenticidade como o Land Rover Defender ou o Jeep Wrangler.
O chefe de design da Kia que criou o EV9, e tece rasgados elogios ao Land Rover Defender e ao Jeep Wrangler, é o mesmo que não tem dúvidas em afirmar ao Autocar que os SUV têm os dias contados. Segundo o canadiano Karim Habib, pode acontecer aos SUV aquilo que sucedeu aos MPV: "as pessoas cansaram-se de os conduzir". E acrescenta que o "pós-SUV está a chegar".
Na verdade, algumas marcas já deram a entender que o fim dos SUV tradicionais está próximo. A aposta na melhoria na eficiência da aerodinâmica e na sustentabilidade está a levar as marcas automóveis a irem em busca de soluções alternativas, mesmo que a procura atual desse tipo de modelos continue a ser extremamente elevada. "Vamos tentar coisas diferentes", refere Karim Habib. "Penso que existem formas mais eficientes de fazer espaço".
A crescente erradicação do túnel da transmissão e do compartimento do motor possibilita uma abordagem totalmente nova ao design de interiores e, por isso, os carros do futuro não necessitam de ter a mesma dimensão e forma para oferecerem uma funcionalidade e conforto equiparáveis.
Progresso tem de ser visível
"Pessoalmente acredito que é possível fazer monovolumes apelativos", apontando como exemplo o novo Carnival, considerando-o como substituto e "fixe" e "apetecível" relativamente a MPV tradicional. Para Karim Habib não é uma questão de segmentação: "Penso que num mundo onde o progresso tecnológico precisa de ser visível".
"Se um SUV não conseguir mostrar isso, não vai sobreviver. Se conseguirmos criar veículos que são SUV que transmitam uma sensação de progresso, penso que irão sobreviver. Por isso julgo que é mais uma questão do que verdadeiramente uma tipologia: o que simboliza?".
Karim Habib aponta como exemplo o Land Rover Defender, um modelo autêntico e honesto, que ainda é bastante apelativo, quer seja o antigo, quer o novo. "Caso seja um Jeep ou um Defender, os painéis nem sequer são estampados, apenas fixados. Existe algo de positivo acerca da autenticidade e queremos manter isso".
LEIA TAMBÉM
SUV elétrico de sete lugares. Kia apresenta linhas finais do EV9
Isso não quer dizer que esteja na calha um 4x4 da Kia, mas a silhueta limpa do EV9 pode ser um sinal da vontade de trocar alguma eficiência aerodinâmica pelo caráter".
"O amor por essa proporção autêntica faz parte disso", afirma Karim Habib. "E para ser honesto, a outra razão é que agora os SUV estão a tentar ser super-esguios. Por isso, quisemos não ir por esse caminho e ainda estamos a tentar alcançar a eficiência aerodinâmica que nos permita chegar à autonomia que pretendemos.