Depois do desvendar da estética exterior... e mais qualquer coisa, eis que a Kia acaba de revelar, na plenitude, aquela que será a sua futura proposta topo de gama, o SUV elétrico de sete lugares EV9. O qual deverá chegar à Europa ainda em 2023, a prometer tecnologias como a condução autónoma de Nível 3, assim como autonomias capazes de suplantar os 541 km.
Posicionado no topo da oferta da marca sul-coreana, embora não como um modelo apontado ao segmento premium - "continuamos a querer ser uma marca mainstream", fez questão de assinalar um dos responsáveis do fabricante -, o EV9 mostrou-se, agora, sem disfarces ou nuances. Mas a reafirmar e para começar, uma nova linguagem de design, a que marca deu o nome de 'Opposittes United', e que é garantia de personalidade forte e sofisticada.
A acentuar esta certeza, não apenas as superfícies limpas e ângulos cortantes, que a Kia fez questão de voltar a salientar, numa apresentação levada a cabo a partir da Coreia do Sul e em que a TURBO participou, mas também vários outros elementos a estrear, como é o caso da reinterpretação do já famoso "Tiger Nose", agora chamado de "Rosto de Tigre Digital", devido à presença da nova "Grelha de Iluminação com Padrão Digital", faróis verticais e umas luzes de circulação diurna em LED, intituladas "Mapa das Estrelas". Que, além de criarem um padrão iluminado e sofisticado, prometem fazer-se notar também em futuros modelos sul-coreana.
Por outro lado e apesar das linhas, sem dúvida, impactantes, a garantia de um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,28, resultado não somente da presença da primeira cobertura inferior 3D da Kia, como também e entre outros aspectos, de uma escolha de jantes particularmente aerodinâmicas. Cujas dimensões podem, ainda assim, variar entre as 19, 20 e 21 polegadas.
Habitáculo sustentável e espaçoso
Passando ao habitáculo, o reforço da promessa de um interior marcado pela sustentabilidade, nomeadamente, através da recusa da utilização da pele, substituída por materiais e revestimentos de origem biológica, como o milho, a cana de açúcar e os óleos naturais, além de cerca de 20% de plásticos reciclados. Tudo isto, acrescido de uma paleta de cores inspirada nos quatro principais elementos da Natureza - Fogo (luz), Ar, Terra e Água -, assim como de linhas limpas e sem pormenores estéticos supérfluos.
Contudo, tão ou mais marcante do que estes elementos, é a habitabilidade prometida e que o próprio director de design da Kia fez questão de demonstrar, ao acomodar-se, com os seus 1,82 m, na terceira fila de bancos! Sendo que, a ajudar, uma oferta que, em termos de configurações do interior, tanto pode passar pelos seis, como pelos sete lugares, além de poder disponibilizar bancos de relaxamento na primeira fila e um total de quatro disposições na segunda. As quais vão desde o mais vulgar assento corrido de três lugares, até à opção de bancos giratórios a 180 graus.
LEIA TAMBÉM
SUV elétrico de sete lugares. Kia apresenta linhas finais do EV9
Na base de toda esta versatilidade, surge a nova Plataforma Modular Global Elétrica, também conhecida por E-GMP, e que, neste EV9, assegura não apenas um piso totalmente plano, como também uma distância entre eixos de 3,1 metros. Isto, a somar a um comprimento exterior que ultrapassa os cinco metros (5,010 m), uma largura que fica perto do 2,0 metros (1,980 m), e uma altura que ultrapassa os 1,7 m (1,755 m).
Com potências até aos 385 cv e mais de 541 km de autonomia
Integradas nesta plataforma, motorizações exclusivamente elétricas com base nas baterias de quarta geração da Kia e cuja configuração tanto pode passar por um só motor e tracção traseira, apoiado numa bateria de 76 kWh, como por uma solução, de maior autonomia, com dois motores elétricos e tracção integral, sustentada numa bateria já de 99,8 kWh.
No caso específico da motorização com apenas um motor elétrico, duas variantes propostas, com a primeira a anunciar 150 kW (204 cv) de potência e 350 Nm de binário, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4s, enquanto, a segunda, com 160 kW (217 cv) e os mesmos 350 Nm, promete reduzir o tempo que leva a chegar aos 100 km/h, para 8,2s.
Falando da configuração de dois motores elétricos, ou AWD, o anúncio de uma potência total de 283 kW (385 cv) e de um binário máximo combinado de 600 Nm, capazes de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,0s. Sendo que, futuramente, será ainda disponibilizada, através da Kia Connect Store, para instalação Over-the-Air (OTA), uma função 'Boost', que, além de aumentar o binário para os 700 Nm, reduz o tempo de aceleração para os 5,3s.
Quanto a autonomias e carregamentos, a Kia apenas divulgou aqueles que serão os valores de referência para a versão de maior autonomia e tracção apenas traseira, a qual, equipada com jantes de 19 polegadas, promete fazer mais de 541 km WLTP com uma só carga. Isto, além de conseguir recuperar, graças ao seu sistema de carregamento ultrarrápido de 800V, energia para mais 239 km, com apenas 15 minutos ligada à corrente.
A prometer Nível 3 de condução autónoma
Ainda segundo a marca sul-coreana, o Kia EV9 estará disponível, desde o início, com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), ou seja, a capacidade de fornecer energia, a partir das suas baterias, não só à rede, como até mesmo a outros dispositivos, além de com outras tecnologias mais direccionadas para a condução. Como é o caso e já lá mais para a frente (apenas para a versão GT Line), do sistema Highway Driving Pilot (HDP), que, recorrendo um total de 15 sensores e dois dispositivos LiDAR capazes de sondar e detectar objectos num ângulo de 360 graus, permitirá condução autónoma de Nível 3.
Também em destaque entre as tecnologias presentes, o Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento 2 (RSPA 2), que passa a poder ser operado remotamente, no exterior do veículo, o mesmo acontecendo, por exemplo, com o sistema AVNT (Audio Visual, Navigation and Telematics). Através do qual os ocupantes vão poder aceder ao streaming de conteúdos, mesmo estando fora do automóvel.
Na Europa ainda em 2023
Para já com presença assegurada no Salão da Mobilidade de Seul, agendado para o final deste mês de março, e no Salão Automóvel de Nova Iorque (EUA), no início de Abril, o Kia EV9 tem, igualmente, já definidos, os prazos de chegada ao mercado.
Assim e segundo revelou o fabricante, o SUV elétrico de sete lugares começará por ser introduzido na Coreia do Sul, durante no segundo trimestre de 2023, seguindo-se, a partir daí e já na segunda metade deste ano, o lançamento em mercados seleccionados. Como é previsível que seja o caso, por exemplo, de Portugal...
Quanto a preços, segredo absoluto, com o próprio CEO da Kia Motors, Ho Sung Song, a defender que é ainda muito cedo para avançar valores para um modelo que, acrescentou, "representa o topo das capacidades de design e engenharia da Kia". O que, diga-se, também promete tornar, em especial no domínio dos veículos elétricos, a diferença para os premium, cada vez mais esbatida...