Embora com apresentação oficial desde já agendada para 17 de novembro, a Kia decidiu levantar um pouco o véu sobre aquele que será o seu futuro SUV topo de gama 100% elétrico - o EV9. Embora e para já, apenas na forma de concept, mas que certamente já não diferirá muito, até pela proximidade da data, da versão de produção.
Com estreia assegurada no próximo Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, momento para o qual a Kia promete guardar o grosso das novidades relativas ao modelo, para já, a marca sul-coreana apenas promete um EV9 com "um design ultra-moderno". Que, inclusivamente e a fazer fé nos teasers agora divulgados, poderá representar uma ruptura, inclusivamente, face ao mais recente dos produtos do fabricante, o EV6.
Assim e enquanto este último apresenta uma estética exterior mais compacta, desportiva e até baixa, mesmo que apresentando-se como um crossover, as imagens agora divulgadas deixam antever um EV9 bem mais volumoso e "quadrado", com uma linha de tejadilho plana. Acrescida, depois, de alguns elementos de design já mais usuais, como é o caso das rodas de dimensões generosas e linhas musculadas, a presença de câmaras laterais, a iluminação de última geração com tecnologia LED e a grelha frontal fechada.
Quiçá por se tratar de um concept, o Kia EV9 apresentado nestes teasers e que recorre à mesma plataforma E-GMP que serve de base ao Kia EV6 e ao Genesis GV60, dispensa as manetes de porta, também como forma de garantir um perfil mais elegante e esguio, contando, por outro lado, com um enorme tecto solar, em forma de hexágono.
LEIA TAMBÉM
Kia prepara lançamento de nova gama de veículos elétricos
Passando ao interior, o Kia EV9 Concept anuncia, nestes teasers, um interior minimalista, com pouquíssimos comandos convencionais e a maioria das funcionalidades integrada no generoso painel que domina o tablier. Ficando apenas por saber se, deste mesmo painel, fazem parte dois ecrãs, como acontece no EV6, ou se, pelo contrário, se trata de um só ecrã, a toda a dimensão da peça.
Retro-iluminados, os botões sensíveis ao toque surgem logo abaixo, tendo à esquerda um volante de design retro-futurista. Mas que, dificilmente, será o formato do volante utilizado na versão de produção.
Entre os bancos dianteiros, uma enorme e comprida consola, a incorporar, além de um apoio de braço, um espaço de arrumação fechado. Só não permitindo perceber se também avança e recua, como acontece no Hyundai Ioniq 5.
Mais informações ou novidades sobre este EV9, só mesmo aguardando pelo dia 17 de novembro, altura em que o novo SUV elétrico será apresentado, em Los Angeles. Tudo apontando para que seja também essa a altura em que a Kia dará conhecer, de forma oficial, um outro concept, o SEVEN, estudo para um outro SUV de grandes dimensões, também exclusivamente elétrico.