Primeiro SUV elétrico de 7 lugares a integrar a oferta da marca sul-coreana, o invulgar Kia EV9 inicia agora a comercialização em Portugal, a prometer mais de 560 km de autonomia, mas também energia para 239 km, com 15 minutos de ligação à tomada. Já os preços, começam nos 77.000€.
Apresentado já este ano, com um design arrojado, tecnologia de última geração, além de muita sofisticação e versatilidade, o mais recente elemento da família 100% elétrica da Kia, EV9, apresenta-se, neste momento, ao mercado nacional.
O SUV topo de gama destaca-se por estrear uma nova interpretação da linguagem de design conhecida como 'Opposites United', acrescida da última geração da Digital Tiger Face, e que a marca sul-coreana mostrou já querer alargar a outras propostas. Além de se assumir como a primeira proposta elétrica verdadeiramente de sete lugares, na gama do fabricante.
LEIA TAMBÉM
Já com o EV9. Kia estreia tecnologia de carregamento Plug&Charge
De resto e ainda no habitáculo, a par de uma elevada habitabilidade, uma evolução nas preocupações de sustentabilidade, com o modelo a adoptar novas alternativas ao couro tradicional e que até aqui tem dominado nos modelos de maior estatuto. Nomeadamente, com revestimentos produzidos a partir de biomateriais e plástico reciclado.
Destaque, igualmente e já no capítulo da tecnologia, para o Panoramic Wide Display, a incorporar um painel de instrumentos digital de 12,3", um monitor de infoentretenimento também de 12,3" e, entre estes, um sistema de controlo de climatização de 5,3". Sem esquecer os Espelhos Laterais Digitais ligados a câmaras e um sistema de som Meridian Premium com 14 altifalantes e amplificador dedicado.
Portugal com duas versões
Em Portugal, o novo EV9 vai estar disponível com duas versões, 1st Edition e GT-Line, ambas com a mesma bateria de 99,8 kWh, a permitir carregamentos ultrarrápidos de 800V. Diferindo, no entanto, na motorização, sistema de tracção e alguns elementos adicionais, incorporados de série no GT-Line.
Assim e começando pela 1st Edition, um motor de 204 cv (150 kW) e 350 Nm de binário máximo, com tracção apenas às rodas traseiras, mas também a prometer uma velocidade máxima de 185 km/h, com acelerações dos 0 aos 100 km/h em 9.4s. Isto, enquanto a autonomia WLTP surge fixada nos 563 km, mercê também de um consumo em ciclo combinado de 20,2 kWh/100 km, atenuado pela possibilidade de recuperar energia para mais 249 km, com apenas 15 minutos de ligação a um posto ultrarrápido.
Já a versão GT-Line, dispõe de, não um, mas dois motores elétricos, a garantirem uma potência total de 385 cv e um binário de 700 Nm, assim como tracção integral permanente. O que também ajuda a uma velocidade máxima de 200 km/h, além de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,3s, com um consumo oficial a fixar-se nos 22,8 kWh/100 km, permitindo, assim, uma autonomia WLTP de 505 km.
Preços a partir de 77.500€... para particulares
Segundo a Kia Portugal, as primeiras unidades deste novo EV deverão começar a chegar a Portugal ainda em meados deste mês de novembro, embora o modelo possa começar a ser, desde já, encomendado, com preços a partir de 77.500€ (1st Edition) e 89.900€ (GT-Line). Valores para clientes particulares.
Já no caso das empresas, os preços são, respectivamente, de 60.990€ e 67.990€, mais IVA, com a versão 1st Edition a beneficiar, ainda, de IVA totalmente dedutível e 0% de tributação autónoma.