Tracção e carga apurados. Kia EV9 colocado à prova no Círculo Polar Ártico

Com lançamento agendado ainda para 2023, o Kia EV9 foi colocado à prova no Círculo Polar Ártico, visando o apurar da tracção e carregamento.

Embora com lançamento agendado ainda para 2023, o futuro modelo porta-estandarte da Kia, o SUV elétrico EV9, submete-se às últimas afinações, antes da chegada aos concessionários. A última das quais, sob o extremo frio da Suécia, em pleno Círculo Polar Ártico, onde o modelo procurou confirmar a eficácia, tanto da tracção, como do carregamento.

Colocado à prova em Arjeplog, na Suécia, e muito perto do círculo polar ártico, o Kia EV9 foi utilizado sob temperaturas extremas abaixo de zero, visando não apenas optimizar o desempenho do sistema de controlo de tracção a que o modelo recorre, como também o desempenho ideal da bateria e do respectivo carregamento.

Neste último caso e com o SUV elétrico sul-coreano a anunciar uma autonomia, em condições ideais, superior a 541 quilómetros, já de acordo com a europeia norma WLTP, a solução encontrada pela Kia passa pela integração do sistema de condicionamento da bateria. Opção que significa o seu pré-aquecimento, ainda antes de carregamento, como forma de manter o carregamento ultrarrápido de 800V, capaz de assegurar energia para até 239 km, em apenas 15 minutos ligado à corrente.

EV Route Planner para mais rápido carregamento

Ao mesmo tempo, os engenheiros da Kia integraram uma outra funcionalidade, esta, sim, uma estreia completa, denominada EV Route Planner. E que, em função da viagem a realizar, mas também das necessidades, em tempo real, do veículo, faz com que seja este último a apresentar, de forma automática e através de pop-ups, possíveis estações de carregamento no caminho, perguntando, então, ao condutor, se gostaria de adicioná-las como ponto de paragem no seu percurso.

De resto, é o EV Route Planner e o condicionamento da bateria que, em situações de baixas temperaturas, se encarregam de pré-aquecer a bateria, à medida que o veículo começa a aproximar-se do posto de carregamento de alta velocidade. O que acaba representando menos tempo perdido a carregar, ou até mesmo a pensar em carregar.

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"O nosso objetivo consiste em fornecer a melhor experiência de condução e carregamento possível aos nossos clientes", explica o director-geral de Operações de Desenvolvimento de Projectos do Centro Técnico da Kia, Gunther Frank. Acrescentando que, "queremos que [os clientes] consigam percorrer distâncias maiores no menor tempo possível e da forma mais descontraída, para tornar a transição dos veículos ICE para EV tão fácil e suave quanto possível".

Com potência, tracção e modos de condução

Quanto aos aspectos da dinâmica de condução, apurada em situações que as imagens documentam, a Kia destaca a optimização do chassis e a afinação da suspensão, como medidas que, em conjunto com o baixo centro de gravidade e a longa distância entre eixos, ajudam à estabilidade e a uma experiência de condução mais equilibrada neste EV9.

Particularmente em situações de menor tracção, como a neve de Arjeplog, também a tracção integral garantida por dois motores elétricos, colocados em ambos os eixos e a debitarem um total de 283 kW (385 cv), além de um sistema de modos de condução com as opções Lama, Areia e Neve, contribuem para assegurar uma condução mais estável e segura.