Anunciado como o futuro SUV topo de gama 100% elétrico na oferta da marca sul-coreana, o Kia EV9 acaba de ver confirmada, de forma oficial, o seu lançamento no mercado europeu. E com data prevista: 2023.
Antevisto pelo Concept EV9 que a marca sul-coreana deu a conhecer no último Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, o futuro modelo topo de gama zero emissões do fabricante de Seul surge como a resposta da Kia à procura do mercado por crossovers de maiores dimensões. Tendência que tem vindo a crescer também na Europa, especialmente entre os consumidores que, há não tanto tempo quanto isso, tinham nos monovolumes as suas escolhas de eleição.
Encarado como uma espécie de modelo de imagem, equipado com o que de melhor a marca pode oferecer, a Kia acredita, inclusivamente e segundo avança a britânica Autocar, que o EV9 poderá, mesmo e sem atingir grandes volumes de vendas, roubar clientes a alguns dos principais SUV premium de maiores dimensões.
A justificar esta ideia, surgem os argumentos já anunciados pelo Concept EV9 mostrado em Los Angeles e que servirá de ponto de partida ao modelo de produção, o qual tem na base a mesma plataforma específica e-GMP para modelos 100% elétricos que é utilizada no Kia EV6. E que permite anunciar um comprimento máximo de 4,930 metros, assim como uma distância entre eixos de 3,100 metros, dimensões que deverão ser replicadas na versão de produção.
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Quanto ao trem de força, o mais provável é que o EV9 de produção recorra a uma solução de dois motores elétricos, garantia de tracção às quatro rodas, embora também não seja de descartar a possibilidade de existência de uma versão apenas com um único motor, acoplado ao eixo traseiro. Sendo que, equipado com uma arquitectura elétrica de 800V, o SUV deverá aceitar, igualmente, potências de carregamento em modo rápido de até 350 kW.
Já quanto ao design, a garantia é de que, mesmo com o atenuar de algumas soluções mais radicais e próprias os concepts, o EV9 de produção manterá a estética exterior arrojada e angular, o mesmo acontecendo com a chamada frente 'digital tiger face', com ópticas LED personalizáveis e escondidas na carroçaria, a que Kia dá o nome de "nuvem de estrelas".
Ao mesmo tempo e embora seja difícil esperar que a versão de produção possa vir a ter portas traseiras suicidas, com a supressão do pilar B, outros elementos, como é o caso do tablier praticamente despido de comandos ou dos bancos com encostos de cabeça finos e angulares, poderão transitar do concept para o modelo de comercialização.
Em termos tecnológicos, o futuro SUV topo de gama da Kia será também o primeiro modelo da marca a contar com a tecnologia de condução autónoma Automode da empresa, sendo que o modelo deverá contar ainda, quer com atualização de software OTA (Over-The-Air), quer ainda com a integração a pedido de novas funcionalidades via wireless, ou FOD.
Esta última, uma solução que a Kia pretende tornar, a exemplo de outros fabricantes automóveis, uma parte fundamental do seu modelo de negócio, e que passa por disponibilizar carros com menos funcionalidades, cabendo depois aos clientes escolher, e pagar, aquelas que mais lhes interessam.