Kia EV6 com design revisto e mais autonomia

Primeiro crossover elétrico baseado na plataforma modular global elétrica E-GMP, o Kia EV6 foi sujeito a uma atualização que não só inclui o design exterior, mas também uma maior autonomia, graças a uma nova bateria de 84 kWh.

O Kia EV6 recebeu a sua primeira atualização, que não só incidiu no capítulo estético, mas também na linha motriz, com a introdução de uma bateria de quarta geração com 84 kWh, que permitiu aumentar a autonomia até aos 582 quilómetros, segundo a norma WLTP.

Exteriormente, o novo Kia EV6 adota o conceito “Modern Contrast” que tem vindo a ser introduzido nos modelos mais recentes da marca sul-coreana. Na secção frontal destacam-se as luzes combinadas desenhadas de acordo com o mesmo conceito dos faróis dianteiros, amplificando visualmente a sensação de largura do veículo e a sua aparência futurista.

Para transmitir uma ideia de unidade e dinamismo, o design em forma de asa do para-choques dianteiro é replicado parte inferior do para-choques traseiro. A versão mais desportiva GT-line distingue-se pela secção dianteira mais proeminente, a barra de iluminação central adicional com tecnologia LED e as jantes exclusivas de 20 polegadas (opcionais).

Design interior também revisto

O interior também foi revisto, apresentando elementos de design elegantes que transmitem um ambiente luxuoso e moderno. O ecrã panorâmico curvo conjuga linhas sofisticadas com uma sensação de espaço e organização. A nova iluminação ambiente acentua a forma horizontal do habitáculo, criando um efeito visualmente atraente.

O caráter desportivo do EV6 é reforçado pelo volante com design aperfeiçoado e um revestimento do painel de bordo atualizado com um novo padrão. A consola central passa a integrar um sistema de reconhecimento de impressões digitais, possibilitando a ligação do automóvel sem uma chave inteligente ou uma chave digital, assim como carregar o seu perfil de condutor e concluir a respetiva autenticação para aceder a outros serviços.

A nova base de carregamento sem fios do EV6 tem uma capacidade de carregamento de 15 W e inclui um compartimento para smartphones melhorado.

Carregamento ainda mais rápido

No capítulo técnico, o Kia EV6 passa a oferecer uma maior autonomia que se deve à introdução de uma bateria com maior densidade energética que resultou num aumento da capacidade em todas as versões deste modelo: de 58 para 62 kWh na versão de Média Autonomia e de 77,4 para 84 kWh na de Grande Autonomia. Isto permitiu um aumento da autonomia até aos 582 quilómetros num único carregamento.

A arquitetura de 800V e pico de carregamento de 258 kW em vez de 239 kW, a nova bateria de 84 kWh pode recuperar dos 10% aos 80% em 18 minutos, sendo possível obter até 343 quilómetros de autonomia em cerca de 15 minutos.

O EV6 é proposto numa configuração de motor único traseiro ou com dois motores para tração integral, permitindo extrair o máximo rendimento dos 239 kW (325 cv) de potência combinada de 605 Nm.

Para otimizar a dinâmica e o conforto a bordo, a suspensão conta com amortecedores seletivos de frequência melhorada, que proporcionam uma maior estabilidade em superfícies irregulares.

A Kia diz também se concentrou na redução do ruído dos motores elétricos, aperfeiçoando o isolamento acústico do motor traseiro para melhorar a sensação geral a bordo e a experiência de condução.

Conectividade permanente

O Kia EV6 oferece funcionalidades avançadas no sistema de informação e comunicação, graças à arquitetura de veículo definido por software .Centradas no cliente, aquelas funcionalidades têm o objetivo de aumentar a conectividade entre veículo e utilizador.

O sistema de informação e comunicação e o cockpit de navegação para veículos conectados, específicos da Kia, foram desenvolvidos para oferecerem uma melhor experiência de mobilidade. Além disso contam com tecnologias de atualização de software remoto para garantir que os sistemas digitais se mantêm com as suas mais recentes versões. O novo EV6 inclui ainda conetividade sem fios Apple CarPlay e Android Auto.

O Kia EV6 oferece ainda os mais recentes sistemas de assistência à condução, destacando-se a Deteção de Mãos no Volante (HoD), Assistente de Faixa de Rodagem   (LFA 2), Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento 2 (RSPA 2) e Assistência à Prevenção de Colisões no Estacionamento frontais, laterais e traseiras (PCA-F/S/R).

O novo EV6 conta igualmente com uma carroçaria reforçada, com pilares B de maior dimensão e mais resistentes, e está dotado com um sistema de segurança completo com sete airbags, incluindo um central dianteiro para máxima segurança do condutor e dos passageiros.