Primeiro modelo elétrico Kia com plataforma dedicada, o EV6 acaba de desvendar a já tradicional atualização a meio do ciclo de vida, que, neste caso e além das novidades em termos estéticos e de equipamento, promete trazer, ainda, melhorias na segurança e autonomia.
Lançado no mercado em 2021, o Kia EV6 apresenta-se, após esta atualização, com novidades, desde logo, nas ópticas dianteiras, as quais assumem um design mais angular e um pouco à imagem do EV9. Com a versão GT Line a adoptar ainda uma barra de luz a interligar ambos os faróis danteiros.
Atualizações distintas, consoante a versão, são igualmente perceptíveis nos pára-choques, que trazem ainda consigo novas jantes em liga leve de 19 e 20 polegadas.
Mais tecnologia e conforto
Já no habitáculo, um novo volante de três raios, a par de uma nova moldura para os dois ecrãs digitais, com a Kia a estrear ainda um novo sistema de autenticação digital, um head-up display de 20 polegadas e um novo espelho retrovisor digital.
LEIA TAMBÉM
A par das primeiras imagens! Kia já tem data para o EV3
Inserida neste rejuvenescimento, a estreia, no domínio da segurança, de airbags laterais para a segunda fila e pilares B mais grossos, visando uma maior rigidez da carroçaria, enquanto e a pensar já no conforto dos ocupantes, foi reduzida a sonoridade dos motores elétricos, o motor traseiro ganhou mais isolamento acústico e a condução tornou-se mais confortável, fruto da revisão operada nos amortecedores.
Quanto às atualizações 'Over-The-Air' (OTA), que até aqui apenas incidiam no sistema de navegação, passam a abranger outras funcionalidades, enquanto soluções como o Android Auto ou o Apple CarPlay, sem fios, tornam-se parte do equipamento de série.
Maior autonomia
Em termos de sistema de propulsão, destaque para a disponibilização de uma nova bateria de 84 kWh, que vem substituir a anterior solução com 77,4 kWh, e que consegue repor de 10 a 80% da capacidade, com apenas 18 minutos de ligação a uma tomada rápida, de 350 kW.
Com este aumento, a versão Long Range, com tracção apenas traseira, vê aumentada para cerca de 495 km a sua autonomia, contra os 475 km anunciados até aqui.
Com lançamento no mercado interno da Coreia do Sul previsto já para junho de 2024, o Kia EV6 renovado não tem, no entanto, ainda, data conhecida de chegada aos mercados da Europa.