Depois dos teasers, a Kia deu agora a conhecer, na China, o seu mais recente crossover elétrico, o EV5. Proposta que, ostentando dimensões muito semelhantes às do Sportage, mas também um design inspirado no topo de gama EV9, tem já comercialização prevista, também noutros mercados pré-seleccionados. Chega em 2024.
Desvendado no Salão Automóvel de Chengdu, atualmente a decorrer, o Kia EV5 é, de resto, encarado como um possível sucessor, ainda que exclusivamente elétrico, do bem conhecido Sportage. Oferecendo, com base naquela que se prevê ser a arquitectura adoptada, a E-GMP, dimensões exteriores muito semelhantes.
Assim e num corpo que também não esconde a inspiração estilística no novo SUV maior da Kia, o EV9, os 4.615 mm de comprimento e, principalmente, os 2.750 mm de distância, deverão permitir ao EV5 oferecer espaço, funcionalidade e conforto, de acordo com as ambições daquele que é apontado como o público-alvo do modelo: as famílias Millennial.
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Famílias que, diga-se, ficarão certamente agradadas, também, com o facto da agora versão de produção manter uma imagem muito próxima do concept revelado há alguns meses atrás, mesmo que optando por rodas de jantes futurísticas mas ligeiramente menores (21"), ópticas tipo projector ao invés de uma iluminação exclusivamente filete, e retrovisores exteriores não só maiores, como também com alguns pequenos ajustes no design.
Um habitáculo como "divisão adicional"
Quanto ao habitáculo, que também segundo a Kia foi imaginado como uma "divisão adicional da casa", a aposta numa atmosfera lounge, nomeadamente, através do recurso a um banco do passageiro da frente, que se expande sobre o túnel central, levando a que se pareça mais com um sofá. Enquanto a iluminação ambiente, de 64 cores, permite o ajuste do brilho, embora estando sempre sintonizada com os modos de condução accionados e os alertas dos sistema de segurança e apoio à condução (ADAS).
Já o tablier, esculpido nas formas e com um layout semelhante ao do EV9, exibe um único painel com dois ecrãs integrados (painel de instrumentos e ecrã de infoentretenimento), com o volante, de quatro raios, a integrar a maioria dos comandos. À excepção dos do ar condicionado, em que a Kia optou por manter botões físicos.
Finalmente, a presença, ainda, de duas entradas USB-C, uma base para carregamento wireless de smartphones, porta-copos, espaços de arrumação, além de um banco traseiro que, ao ser rebatido, aumenta a capacidade de carga de uma bagageira onde não faltam soluções de funcionalidade, como divisórias e espaços de arrumação adicionais.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/KiaEV5AprsChina2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/KiaEV5AprsChina2023_tuneltransmissão.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/KiaEV5AprsChina2023_bagageira.jpg]Trem de força guardado para o 'Kia EV Day'
Com lançamento previsto, primeiramente, na China, o Kia EV5 tem, no entanto, já certa a chegada a "mercados globais seleccionados". Motivo pelo qual a marca sul-coreana optou por não avançar quaisquer informações, por exemplo, sobre as especificações do trem de força elétrico, as quais só deverão, assim, ser conhecidas, no próximo evento anual 'Kia EV Day', agendado para o outubro de 2023.
Apesar desta decisão do fabricante, informações divulgadas por entidades oficiais chinesas referem que, o EV5 chinês, apresentará uma arquitectura elétrica de um só motor, a debitar 218 cv e 310 Nm, exclusivamente sobre as rodas dianteiras.
A apoiar este trem de força, a já conhecida opção da Kia, de utilizar neste SUV médio, baterias da chinesa BYD, as chamadas baterias de fosfato de ferro-lítio Blade. Das quais só não se sabe, ainda, tanto a capacidade, como a autonomia.
Ainda assim, a Kia também já anunciou que, qualquer um destes aspectos, poderá variar, dependendo da região do globo em que o EV5 for comercializado.
Mais a caminho
Entretanto e embora envolvida no lançamento deste novo crossover médio elétrico, a Kia estará já a trabalhar num proposta semelhante, mas mais pequena nas dimensões: o EV4.
Resta saber para quando e em que moldes.