Em plena ofensiva elétrica, a Kia acaba de divulgar as primeiras imagens daquele que será o seu futuro crossover elétrico de entrada de gama, de nome EV3. O qual, além do design assumidamente audacioso, tem apresentação oficial ainda durante este mês de maio.
Apresentado, enquanto concept, em 2023, o Kia EV3 regressa, agora, ao centro do palco, para anunciar, desde logo, a data oficial da sua apresentação: dia 23 de maio.
Juntamente com este anúncio, a divulgação daquelas que são as primeiras imagens oficiais e sem camuflagem, confirmando, entre outros aspectos, aquelas que tinham sido as palavras do director de design da Kia, Karim Habib - que o modelo de produção não diferiria muito, nas linhas, do concept!
De resto e entre as demonstrações desta realidade, está, desde logo, a carroçaria de linhas quadradas e angulares, materialização da chamada filosofia de design "Opposites United" que o novo SUV porta estandarte da marca, EV9, veio estrear. Também no EV3, complementadas com rodas generosas, posicionadas bem nas extremidades do conjunto, com o objectivo de, não só assegurar uma maior estabilidade, mas também e principalmente, garantir uma generosa distância entre eixos e, consequentemente, uma maximização do espaço interior.
LEIA TAMBÉM
EV2, EV3, EV4 e EV5. Kia mostra o futuro da mobilidade elétrica acessível
Ainda assim e apesar deste facto, as imagens agora divulgadas dão particular destaque à iluminação exterior, marcante na forma como segue o novo conceito de iluminação que a Kia tem vindo a afirmar e a que deu o nome de Star Map, conjugado com uma nova interpretação também da chamada Tiger Face.
Concebido e posicionado, segundo o próprio fabricante, com o propósito de "facilitar o acesso à oferta de mobilidade elétrica da marca", a todos "os clientes que pretendam mudar" para esta nova realidade, ajudando, desta forma,"a acelerar a transição global neste domínio", o EV3 virá, em princípio, posicionar-se, em termos de gama, lado a lado com o Niro EV, mas também enquanto substituto indirecto do Soul EV.
Contudo e ao contrário de qualquer um destes modelos, que utiliza uma plataforma originalmente concebida também para motores de combustão, o EV3 deverá recorrer à nova plataforma elétrica E-GMP do grupo Hyundai-Kia, com a qual poderá apresentar-se ao mercado com uma série de motorizações zero emissões e diferentes tamanhos de bateria.
Esta nova plataforma, que também servirá de base ao futuro EV5, um rival do Volkswagen ID.4 que a Kia tem já em produção, recorre a uma arquitectura elétrica de 400V, ou seja, metade daquilo que anuncia no EV6 e EV9. O que deverá levar a que atinja velocidades de carregamento mais lentas, mas também e por outro lado, custos de produção mais baixos.