Ao volante. Kia EV3 chega com mais de 600 km de autonomia

Com 4,30 metros de comprimento, interior amplo e até 605 km de autonomia, o Kia EV3 aponta ao coração do segmento SUV compacto. Já está disponível com preços desde os 39 990 €.

Se a imagem do Kia EV3 não lhe é estranha, essa familiaridade deve-se à partilha da filosofia de design Opostos Unidos com o Kia EV9, o SUV de sete lugares do construtor coreano.

O desenho geral é caraterizado por formas angulosas, volume do habitáculo bem marcado e pela iluminação LED estilizada.

À frente os faróis principais podem ser simples ou uma matriz de LED individuais. Atrás são sempre estilizados e, em função do nível de equipamento, podem estender-se para o portão da mala.

Facilitado pelo movimento elétrico, o portão traseiro abre para uma bagageira com formas regulares, plano de carga acessível e 460 litros de capacidade.

O rebatimento assimétrico das costas dos bancos traseiros cria uma superfície de carga plana com 1250 l de capacidade. Os cabos podem ser arrumados no Frunk de 25 l.

Espaço não falta

Plenos de espaço para dois passageiros, os lugares traseiros do Kia EV3 beneficiam de um piso plano, que melhora o conforto do eventual ocupante do lugar central. À frente também não falta espaço ou visibilidade. Os acabamentos são cuidados, as linhas minimalistas e o desenho inspirado no EV9.

Sob um vidro único, o painel de instrumentos e o ecrã tátil do infoentretenimento, ambos com 12,3 polegadas, encontram-se separados por um monitor de 5,3 polegadas dedicado à climatização. Comandos hápticos sob o ecrã servem de atalho para o entretenimento.

Por baixo destes há botões à antiga para a climatização e volume. O volante, de boa pega e bem alinhado com o banco do condutor, duplica estas funções e controla o head-up display opcional de 12,3 polegadas.

Não faltam espaços de arrumação ou tomadas USB-C, que complementam a integração Apple CarPlay e Android Auto sem cabos. Estes também não são necessários para o carregador da consola central.

Sob o apoio de braço encontra-se um tabuleiro extensível. Pretende ser uma mesa de apoio, mas como só anda para a frente e para trás ainda não lhe encontrámos utilidade. Instalados na frente do tabuleiro, os botões de funcionalidades como os controlos de descida ou arranque em subida, são solidários com o movimento.

Rival directo do Mégane E-Tech

Com 4,30 metros de comprimento, por 1,85 m de largura e 1,6 m de altura o Kia EV3 aponta diretamente a concorrentes como o Cupra Born, Renault Megane E-Tech 100% Elétrico, smart #1 ou Volvo EX30.

Os 2,68 m de distância entre eixos equiparam-se aos do Renault (4,20 m de comprimento), superam os 2,65 m do Volvo (4,23 m) e ficam atrás do 2,75 m do Smart (4,27 m) e dos 2,77 m do Cupra (4,32 m).

Limitado no lançamento à tração traseira e a uma bateria de 58,3 kWh com 436 km de autonomia, o Kia EV3 está em linha com os concorrentes descritos. Já o preço de campanha de 38 490 € é superado apenas pelo Smart.

Em 2026 está prevista a estreia de uma bateria Long Range de 81,4 kWh com 605 km de autonomia e de uma versão com tração integral.

Aprovado com distinção em autoestrada

Como a apresentação internacional teve lugar em Portugal foi possível testar o novo Kia EV3 nas exigentes estradas nacionais. Passou com distinção no teste da autoestrada, ligando Lisboa a Cascais com desenvoltura e livre de ruídos aerodinâmicos, apenas a zoeira caraterística do rolamento.

A direção rápida e os 283 Nm de binário debitados pelo motor de 204 cv facilitaram as ultrapassagens nas secções de estrada, onde as jantes de 19 polegadas não comprometeram o conforto da suspensão com amortecedores sensíveis à frequência.