A Kia acaba de anunciar a intenção de lançar sete novos veículos elétricos, até 2027, enquanto parte de uma estratégia que visa posicionar a marca sul-coreana na liderança da Mobilidade Elétrica. E até já tem teaser para mostrar!
Parte do plano estratégico desvendado no início deste ano e a que foi dado o nome de "Plano S", o lançamento destas sete novas propostas, permitirá à Kia aumentar para 11 o número de veículos elétricos que disponibiliza.
De resto e mesmo sem revelar muitas informações sobre estes sete novos veículos elétricos, o construtor sul-coreano confirmou que, o primeiro destes novos modelos a ser apresentado, tem o nome de código CV e deverá ser dado a conhecer já no próximo ano de 2021. Sendo também a primeira proposta genuinamente elétrica da marca.
Este modelo, assegura desde já o fabricante, "oferecerá a mesma qualidade competitiva e visual cativante já conhecidos dos restantes produtos Kia, a que juntará características de condução e recarga de elevado desempenho".
Embora os detalhes sejam escassos, o teaser agora divulgado pela Kia também revela que, pelo menos quatro das cinco criação, deverá ser SUV ou crossovers elétricos. Sendo que, entre os restantes, parece figurar um modelo de características mais desportivas, além de dois outros, que se assemelham a carroçarias fastback/hatchback.
LEIA TAMBÉM
Chega em 2021. Kia divulga dados técnicos do novo Sorento Plug-In Hybrid
Ainda de acordo com a marca sul-coreana, o CV deverá dar, igualmente, origem a uma nova linguagem de design, muito provavelmente, inspirada no concept Futuron, dado a conhecer no final de 2019 e que aqui recordamos no topo desta peça. Sendo que, uma vez estreada, esta acabarºa por estender-se aos restantes elementos daquela que passará a ser a nova gama de veículos elétricos do construtor.
Anunciados pelo Presidente e CEO da Kia, Ho Sung Song, num evento recente que teve lugar na fábrica de Hwasung, na Coreia do Sul, foi ainda revelado que estes novos modelos utilizarão como base a plataforma para veículos elétricos E-GMP (Eletric-Global Modular Platform), a qual garantirá "a melhor habitabilidade e espaço de sempre no segmento".
"A Kia já vendeu mais de 100 000 BEV [Veículos Elétricos a Bateria] em todo o mundo, desde a introdução do nosso primeiro BEV de produção em massa, o Kia Ray EV", recordou o Presidente da Kia, acrescentando que, "desde então, começámos a lançar uma gama de novos BEV nos mercados globais, mas também a anunciar planos para acelerar este processo, ao longo dos próximos anos".
"Ao redireccionarmos o nosso foco para a eletrificação, esperamos conseguir que os BEV venham a representar 25 por cento das nossas vendas mundiais, até 2029", concluiu.