Apostada na transição para a Mobilidade Elétrica, a Kia acaba de anunciar um novo veículo elétrico, com 500 km de autonomia, e cuja bateria vai poder ser recarregada em apenas 20 minutos. Valores surpreendentes que vão estar disponíveis num futuro crossover, de nome ainda por desvendar, a lançar em 2021.
Com a Europa a assumir-se como um mercado decisivo, nos planos da marca sul coreana, este futuro EV, apresentar-se-á, assim, na forma de uma proposta que procurará mesclar as linhas de um sedan, com as de um SUV. Isto, devido à popularidade que este tipo de veículos reúne, no Velho Continente.
A confirmar-se, o novo modelo poderá vir a ser, assim, uma espécie de versão de produção do Imagine by Kia Concept Car, revelado ao público no Salão de Genebra de 2019.
LEIA TAMBÉM
KIA e Rimac prometem um super eléctrico 'diferente'
O novo elétrico, conhecido internamente pela sigla "CV", irá usufruir, também, de uma nova plataforma, denominada E-GMP. E que está a ser projetada em colaboração com a marca de super-carros elétricos Rimac.
Através desta parceria, o modelo deverá poder acomodar as tecnologias de propulsão elétricas mais avançadas do mercado, refere a Kia.
Recorrendo a esta nova plataforma, o futuro Kia elétrico deverá conseguir anunciar, ainda, uma autonomia na ordem dos 500 km, além da capacidade de recarregar a totalidade das baterias, em apenas 20 minutos.
Este resultado, deverá ser conseguida, graças, também, à utilização de um sistema de recarregamento de 800 volts, semelhante ao sistema encontrado no Porsche Taycan.
Quanto à performance deste Kia elétrico, especula-se que será capaz de cumprir o habitual sprint dos 0 aos 100 km/h, em menos de 3 segundos.
Uma nova gama de elétricos
Depois do lançamento deste modelo, em 2021, a Kia planeia introduzir uma nova gama de vários veículos elétricos, a partir do ano 2022, a nível global.
Adicionalmente, a marca garante, ainda que, todas as novas gamas de modelos lançadas, a partir do próximo ano, passarão a oferecer uma versão híbrida, mild-hybrid, ou até mesmo 100% elétrica.
LEIA TAMBÉM
Kia Vibe. Ir ao concessionário e comprar carro, sem sair de casa
Para tal, a marca tem previsto lançar, cerca de 11 novos veículos elétricos, até 2025.