Kia e-Soul reforça-se com bateria mais pequena para 2023

O crossover elétrico Kia e-Soul acaba de anunciar um reforço de argumentos para 2023, através de novos equipamentos e bateria mais pequena.

O crossover elétrico Kia e-Soul acaba de anunciar um reforço de argumentos para a Europa e já para 2023, graças não apenas a novos níveis de equipamento, mas também e principalmente, à disponibilização de uma bateria mais pequena. Que também deverá tornar o preço final mais acessível.

Para já ainda sem certezas de comercialização em Portugal, estas novas opções do Kia e-Soul deverão ficar disponíveis ainda durante o último trimestre de 2022, com dois níveis de potência e, cada uma, com o seu próprio nível de equipamento.

Começando pela nova versão de entrada, que se anuncia como uma nova bateria mais pequena, de 39,2 kWh, e que o grupo já tem em comercialização no Hyundai Kauai Electric, a Kia avança que poderá garantir uma autonomia na ordem dos 275 quilómetros em trajecto combinado. Podendo, no entanto, chegar aos 405 quilómetros, quando numa utilização exclusivamente cidade.

Kia e-Soul Urban
Kia e-Soul Urban

Em termos de carregamentos, esta nova bateria deverá conseguir repor até 80% da sua capacidade, em apenas 54 minutos, quando ligada a um carregador de 80 kW Ou, então, até 100% da sua capacidade, em seis horas e 10 minutos, se utilizado um carregador doméstico de 7,2 kW.

Falando de prestações, a marca sul-coreana destaca a presença de um motor elétrico a debitar 136 cv de potência e que permite ao e-Soul acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,9 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima de 156 km/h.

LEIA TAMBÉM
Já disponível. Kia e-Soul regressa com preços e promessas de 452 km

Finalmente, esta versão, que deverá ostentar o nome comercial de Urban, deverá contemplar, ainda, como parte do seu equipamento de série, argumentos como jantes de 17", faróis LED automáticos, câmara traseira, assistente de manutenção na faixa de rodagem e Cruise Control adaptativo. Além de um sistema de infotainment com ecrã de 8", já com emparelhamento Apple CarPlay e Android Auto.

Novo topo de gama

Também entre as novidades e, agora, já no extremo oposto da gama, uma nova versão de topo, que deverá substituir a atual, que, com uma bateria de 64 kWh, deverá ser capaz de garantir uma autonomia na ordem dos 450 quilómetros. Isto, em trajecto combinado, pois a Kia não deixa de acrescentar que esta mesma autonomia pode mesmo ultrapassar os 640 quilómetros, caso a utilização seja exclusivamente em cidade.

Ao mesmo tempo que promete maior autonomia, esta nova versão anuncia, ainda, uma potência aumentada, fixada nos 204 cv, e graças à qual o e-Soul deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos.

Por outro lado e graças ao facto de recorrer a um carregador de 80 kWh, esta nova versão de nome Explore deverá conseguir repor até 80% da capacidade da bateria no mesmo tempo que a bateria mais pequena. Isto, apesar de ser 63% maior.

Kia e-Soul Explore
Kia e-Soul Explore

Recorrendo a uma tomada doméstica de 7,2 kW, a possibilidade de repor a totalidade da capacidade, em qualquer coisa como 9 horas e 35 minutos.

Falando do equipamento, a garantia da presença de um sistema de infotainment com ecrã táctil de 10,25" e navegação por satélite, sensores de estacionamento traseiros, estofos em couro e bancos dianteiros aquecidos, além de barras no tejadilho e várias aplicações exteriores inspiradas no mundo dos SUV.

Igualmente reforçado é o pacote de segurança, nomeadamente, com a presença do alerta de ângulo morto, aviso de saída segura, assistência à condução em auto-estrada e alerta de passagem de trânsito na traseira.

Também para Portugal?

Para já anunciadas para o Reino Unido, estas novas versões do Kia e-Soul deverão, no entanto, vir a ser disponibilizadas também nos restantes mercados do Velho Continente. Portugal, incluído.