Kia Concept EV5. Poderá ser este o futuro Sportage EV?

Depois do forte impacto causado com o EV9, a Kia dá agora a conhecer o Concept EV5, um SUV EV médio para a China... e o futuro Sportage EV?

Depois do forte impacto causado com o seu futuro SUV elétrico de sete lugares, eis que a Kia reforça a aposta, estilística, com a apresentação do SUV EV5. Para já, ainda na forma de um concept, mas também com a garantia de passagem à produção, ainda este ano... para a China. Embora deixando, também, a ideia de que poderá estar aqui o futuro Sportage EV...

Interpretação, embora num formato mais pequeno, da nova linguagem de design estreada pela marca sul-coreana no mais recente SUV elétrico EV9 e a que foi dado o nome de 'Opposite United', o agora apresentado Concept Kia EV5 deverá começar por ser lançado no mercado chinês, lá mais para o final deste ano de 2023. Razão pela qual foi, de resto, apresentado, precisamente, no 'Chinese EV Day'.

Embora e para já, sem qualquer garantia de chegada à Europa, a verdade é que este Concept EV5 parece-se muito, em termos de dimensões, com o atual Sportage. Proposta que atravessa, atualmente, uma fase de transição, para aquilo que deverá ser, no futuro, um SUV 100% elétrico. E que, ajudado igualmente pela introdução desta nova linguagem de design, poderá muito bem ser este EV5.

Poderá ser este o sucessor do atual Sportage? A resposta deverá surgir em breve...
Poderá ser o Kia Concept EV5 o sucessor do atual Sportage? A resposta deverá surgir em breve...

Sobre o concept propriamente dito, a Kia destaca não somente a já conhecida - do EV9... - 'Digital Tiger Nose', como também e principalmente, as linhas quadradas, nomeadamente, dos pára-lamas, a emoldurarem jantes de 21". Isto,  também com o propósito de ser um veículo capaz de proporcionar "uma vivência sem fronteiras, a bordo do qual não existe limites entre o prazer de desfrutar, tanto da natureza, como da cidade".

Habitáculo a apostar na versatilidade

Já no interior, muitas das soluções de funcionalidades já anunciadas para o EV9, como é o caso, por exemplo, dos bancos giratórios, capazes de oferecer uma visão de 90º do ambiente em redor, graças também à inexistência de um pilar central, com as portas traseiras a manterem a mesma solução do concept do EV9 (só não passaram à produção...), ou seja, a abertura suicida. Sendo que, a complementar o ambiente, um volante de design hexagonal, revestimentos de origem sustentável, além de  alguns botões tácteis ao centro do tablier, encimados por um generoso painel de um só ecrã digital, colocado na horizontal e destacado do tablier.

LEIA TAMBÉM
SUV elétrico de sete lugares. Kia apresenta linhas finais do EV9

Salientar, ainda, a invulgaridade daquilo que a Kia diz ser um banco dianteiro totalmente corrido e que, passando por cima de uma consola que vem de trás, garante, segundo a Kia, uma maior habitabilidade para os ocupantes dos lugares da frente. Mas que, diga-se, não tem ainda garantia de passagem para a versão final de produção, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o tecto panorâmico com painéis solares integrados, destinados a aumentar a autonomia do veículo.

Ainda no domínio da funcionalidade, a presença de uma mesa de madeira que, integrada na bagageira, desdobra-se para fora o habitáculo, permitindo a sua utilização no exterior.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/KiaEV5Concept2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/KiaEV5Concept2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/KiaEV5Concept2023_mesaexterior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/KiaEV5Concept2023_mesatraseira.jpg]

Sem dados técnicos… ou preço

A terminar e no que diz respeito aos aspectos técnicos, muito ainda por revelar, com a Kia a não avançar quaisquer dados sobre as soluções que estão na base deste EV5. Embora e face àquela que têm sido as opções da marca sul-coreana, nos seus elétricos mais recentes, tudo aponte para que a versão de produção deste novo SUV venha a dispor de uma variante da conhecida plataforma para veículos elétricos E-GMP.

Quanto às motorizações, o mais certo é que ofereça opções muito semelhantes às dos mesmos veículos, ou seja, com sistemas de propulsão de um e dois motores, tracção às duas e quatro rodas, sendo que, caso venha a dispor da mesma bateria de 77 kWh do EV6, é de esperar que possa oferecer autonomias acima dos 480 quilómetros.

A apresentação do Concept EV5 contou com a presença, tanto da mais recente derivação do EV6, GT, como do ainda Concept EV9
A apresentação do Concept EV5 contou com a presença, tanto da mais recente derivação do EV6, GT, como do ainda Concept EV9

Finalmente, desconhecido é também o preço com que este Kia EV5 chegará ao mercado chinês.