Em processo de revolução estilística, a Kia acaba de desvendar mais um modelo com aquela que é a nova imagem da marca - o monovolume compacto Carnival. Proposta que, recorde-se, chegou a ser comercializada em Portugal, embora ainda sem a estética audaciosa e fracturante que agora revela.
Desvendada, para já, apenas naquelas que são as suas linhas exteriores, a nova Kia Carnival apresenta-se, agora, com uma estética que já pouco ou nada tem a ver com aquela que era a imagem que os portugueses conheciam. Optando, sim, pela a fórmula estilística que foi estreada no EV9 e que vem elevar o outrora monovolume compacto para outros patamares.
Nesta nova versão com uma imagem bem mais SUV e a prometer, igualmente, muito espaço, a Carnival destaca-se por uma nova frente, em que a grelha frontal, sem emblema da marca (passa a estar localizada no capot), promete exibir acabamentos vários, consoante o nível de equipamento. Sendo que, a igualmente nova versão Gravity que surge nas fotos, opta, por exemplo, por pormenores metalizados escuros.
Também reformulado, foi o pára-choques dianteiro, agora com um design mais limpo, já que os faróis de nevoeiro passaram a estar integrados na marcante iluminação dianteira, ao passo que, na traseira, um generoso portão em que, além da iluminação futurista que praticamente atravessa todo o plano, também porque o emblema Kia está agora mais abaixo, surge sem qualquer manípulo para abertura, à vista.
LEIA TAMBÉM
EV2, EV3, EV4 e EV5. Kia mostra o futuro da mobilidade elétrica acessível
Quanto ao interior e embora a marca sul-coreana tenha decidido não revelar, para já, quaisquer imagens do mesmo, rumores vindos da Coreia apontam no sentido que este Carnival venha a dispor de grande parte das soluções estilísticas e tecnológicas da nova geração de modelos Kia. Nomeadamente, um longo painel curvo destacado do tablier e a integrar mostradores e ecrã central, tudo digital, além da nova tecnologia de reconhecimento digital que o fabricante já desvendou na nova berlina K5.
Ainda assim, novidades verdadeiramente importantes, são esperadas no capítulo das motorizações, com os rumores a referirem que o modelo poderá vir a trocar os tradicionais motores a combustão, por um trem de força híbrido e híbrido plug-in, semelhantes aos existentes no Sorento. Ou seja, um motor 1.6 turbo a gasolina, complementado com um motor elétrico, que, em conjunto e no caso do Sorento, permitem potências de 230 (híbrido) e 265 cv (híbrido plug-in).
MY2025?
Uma vez que, por exemplo, nos EUA, onde ainda continua a ser vendido, o Carnival já é proposto como Model Year (MY) 2024, o mais certo é que esta nova atualização/geração possa vir a ser lançada nos mercados internacionais já na segunda metade de 2024, ou seja, como um MY2025.
Já se sê-lo-á, também, na Europa e até mesmo em Portugal, é algo que ainda vamos ter de esperar para descobrir...