Porque o prometido é devido, a Kia acaba de apresentar o revolucionado Kia Carens. Proposta que, nesta quarta geração, sofre uma profunda transformação - de MPV, sinónimo de veículo multi-funções, para uma espécie de SUV, um pouco menos aventureiro. Isto, além do facto de ter sido apresentado, no e apenas, para o mercado indiano...
Lançado nos mercados mundiais decorria o já distante ano de 1999, dando assim início a um longo percurso que só terminaria em 2018, quando foi descontinuado, eis que o outrora monovolume compacto Kia Carens está de volta à acção. Embora e nesta quarta geração, com um posicionamento totalmente diferente, mais próximo - como, aliás, não poderia deixar de ser!... - dos SUV.
Nesta nova geração com dimensões exteriores que passam pelos 4,54 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, sem esquecer uma distância entre eixos de 2,78 m - a maior, diga-se, do segmento -, o novo Carens apresenta uma frente em que, nomeadamente, a iluminação, regista algumas semelhanças com o novo Sportage, ao passo que, lateralmente, torna-se evidente uma certa inspiração na nova Carnival. Cuja comercialização, no entanto, ainda não chegou a Portugal.
Disponível, segundo revelou a marca sul-coreana, tanto na configuração de seis lugares, como sete, o novo Carens promete, igualmente, bastante espaço interior, acompanhado de um ambiente totalmente redesenhado e inspirado nos modelos mais recentes do construtor. E do qual fazem parte um painel de instrumentos totalmente digital, além de um ecrã central táctil de 10,25" para o sistema de informação e entretenimento.
LEIA TAMBÉM
Depois do desaparecimento em 2018. Kia "anuncia" o regresso da nova Carens
Independente, mantém-se o sistema de ar condicionado, o qual não abdica, igualmente, de botões físicos, que são também o tipo de escolha para as teclas de acesso directo às principais funcionalidades.
Entre as "mordomias", um sistema de iluminação ambiente de 64 cores, purificador de ar, bancos dianteiros ventilados, sistema de som BOSE, tecto de abrir, sistema de modos de condução, ajuda nas descidas íngremes, controlo de travagem em descida e outros. Sem esquecer e já no domínio do vanguardismo, a possibilidade de atualizações de software Over-The-Air (OTA).
Por ter sido, não só apresentado, como também comercializado na Índia, o anúncio, igualmente, de que o novo Carens replicará a gama de motores do SUV Seltos, ou seja, um 1.5 naturalmente aspirado a gasolina com 117 cv e 144 Nm, , seguido de um 1.4 Turbo com 142 cv e 242 Nm, e de 1.5 Diesel com 117 cv e 250 Nm.
A acompanhar estes motores, uma caixa manual de seis velocidades, embora com o Turbo a pode receber uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Já o Diesel, é proposto, de série, com caixa manual pilotada de seis relações.
A terminar, recordar, apenas, que o novo Kia Carens tem, pelo menos para já, como destino, o mercado da Índia, onde começará a ser comercializado já no primeiro semestre de 2022.