A Kia anunciou o lançamento de 15 novos modelos elétricos até 2027, incluindo o EV2, EV4 e EV3, e 15 híbridos até 2028, dos quais seis serão introduzidos já em 2024.
A trajetória de curto e médio prazo da Kia é eletrificada, conforme foi revelado na conferência Dia do Investidor de 2024, onde a marca sul-coreana anunciou o seu plano ambicioso de produto.
Com o objetivo de consolidar a sua posição como um dos principais fabricantes de veículos elétricos, a Kia pretende lançar nada mais nada menos do que 15 veículos elétricos até 2027.
Contudo, a marca sul-coreana não vai apostar apenas em veículos elétricos a bateria, mas também pretende diversificar a sua gama com a introdução de seis novos híbridos em 2024.
Começando pelos elétricos a bateria, a Kia vai alargar a sua oferta com o EV2, EV4 e EV5. Além disso também irá disponibilizar veículos comerciais, referidos como veículos construídos com um propósito (PBV).
O EV3 deverá ser revelado já neste verão. Os novos produtos deverão contribuir para que a Kia consiga concretizar a sua ambição de vender 1,6 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.
A Kia também pretende refrescar os seus elétricos atuais como o EV6. A renovação de meio de ciclo de vida deste modelo está prevista para o segundo trimestre de 2024, a seguir à atualização do Hyundai Ioniq 5. Alguns rumores sugerem que deverá receber uma bateria maior de 82 kWh.
GTs de elevadas prestações
O fabricante sul-coreano também revelou que pretende introduzir mais variantes de elevadas prestações GT na sua gama. Um deles será o EV9 GT, que deverá chegar em janeiro de 2025, e contará com motores elétricos de elevada potência para permitir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de quatro segundos. Além disso também está previsto um EV5 GT.
Até 2030, os veículos elétricos deverão representar 38% das vendas da Kia a nível mundial, o que constituirá um crescimento significativo face aos 10% de 2024. Na América do Norte, a quota será ainda maior, de 40%. Quanto à Europa, a Kia tem a expetativa que dominem as vendas, com quase 80% do total.
Ao mesmo tempo, a Kia antecipa que 20% das vendas mundiais - cerca de 886 mil unidades - será de veículos híbridos, uma evolução considerável face aos 14% de 2024. Na América do Norte e Coreia, as motorizações híbridas deverão representar 35% e 43% das vendas, respetivamente. Curiosamente, a Kia não prevê vendas de híbridos na China, mercado onde a sua gama será repartida equitativamente entre veículos elétricos e de combustão interna.
Oferta de híbridos aumenta
Em termos de produto, isto significa que a Kia espera alargar a sua oferta de híbridos de seis modelos em 2024 para nove em 2028. A marca sul-coreana pretende disponibilizar uma versão híbrida em quase todos os seus modelos mais importantes.
No que se refere a veículos de combustão, a Kia apresentou o K4 no Salão Automóvel de Nova Iorque, enquanto o renovado Sportage deverá chegar ainda este ano.
LEIA TAMBÉM
EV5. Conheça o SUV elétrico da Kia para os "millennials"
"A Kia está a reforçar a sua estratégia global de negócio com o lançamento de uma gama inovadora de veículos elétricos e acelerar a transição como fornecedor de soluções sustentáveis de mobilidade", afirmou Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.
"Ao responder efetivamente às mudanças no mercado da mobilidade e ao implementar eficientemente estratégias de médio e longo prazo, a Kia está a reforçar o compromisso da marca de proporcionar bem-estar aos clientes, às comunidades, à sociedade global e ao ambiente".