Outrora SsangYong. KG Mobility apresenta SUV elétrico Torres para a Europa

Outrora conhecida como SsangYong, a agora KG Mobility acaba de apresentar o SUV elétrico Torres EVX, destinado também à Europa.

Outrora conhecida como SsangYong, a entrada em cena de um novo dono, trocou-lhe o nome, para KG Mobility. Sendo que, é já com novo nome, que a marca sul-coreana promete reforçar a aposta na Europa... e até já tem novo modelo de estreia - o SUV Torres EVX!

Atingida pela bancarrota, a SsangYong Motors foi obrigada, já em 2022, a encontrar novo proprietário, de forma a não desaparecer por completo.

A solução acabou por surgir na forma do também sul-coreano KG Group, o qual decidiu avançar para a aquisição da maioria do capital accionista da SsangYong, garantindo, assim, a continuidade de uma marca automóvel fundada em 1954 e que, apesar da instabilidade em que tem vivido nos últimos anos, continuava sendo, no ano transacto, a quarta maior marca automóvel.

O KG Torres EXV é um SUV elétrico com destino também à Europa
O KG Mobility Torres EVX é um SUV elétrico com destino também à Europa

Entretanto e embora o negócio só tenha ficado concluído neste mês de março, com a realização da assembleia geral que aprovou a entrada do novo dono, a verdade é que KG Group não só tem procurado manter a actividade do fabricante, como prepara, inclusivamente, o ataque a outros mercados. Como, por exemplo, a Europa, onde, já com o novo nome KG Mobility, prepara a introdução de um novo modelo, o SUV elétrico Torres.

Apresentado, pela primeira vez e ainda como concept, durante a vigência do anterior accionista maioritário, a indiana Mahindra & Mahindra, o agora KG Torres EVX acaba de ser desvendado, naquelas que são as suas formas e conteúdos para produção, no Salão de Mobilidade de Seul, na Coreia do Sul, avança a Automotive News Europe. Sendo que, embora tenha sido apresentado juntamente com mais três novos modelos, apenas o Torres é apontado ao Velho Continente.

LEIA TAMBÉM
Nem imagina porquê! SsangYong vai mudar de nome

Aliás e ainda sobre o Torres, a KG Mobility revela que, além de ser um elétrico puro, recorre a baterias de fosfato de ferro e de lítio, ou LFP, fabricadas pela chinesa BYD, graças às quais o modelo não só consegue anunciar uma autonomia na ordem dos 500 quilómetros, como consegue ser consideravelmente mais barato, devido aos custos menores desta solução química. A qual é também mais segura que a mais conhecida solução de iões de lítio.

Além da Europa, o KG Torres EVX vai estar à venda também na Coreia do Sul, em princípio, já a partir do segundo semestre de 2023, onde terá um preço inferior a 40 milhões de won, já com apoios do Estado, ou seja, qualquer coisa como 28 mil euros.

O SsangYoong Korando EV é um dos modelos que a marca sul-coreana já comercializava na Europa

Recorde-se que a SsangYong já comercializava, na Europa, modelos como o Rexton, Korando e Tivoli.