Acabada de chegar ao mercado nacional, a sul-coreana KG Mobility acaba de desvendar a nova geração do SUV outrora conhecido como SsangYong Actyon, agora marcado pela nova linguagem de design estreada no crossover Torres e, sem dúvida, com muito mais sex-appeal. Resta saber quando chega a Portugal.
Outrora conhecido como SsangYong, o histórico fabricante sul-coreano cujas dificuldades económicas levaram a uma mudança de dono… e de nome, para KG Mobility, continua o processo de renovação da gama que herdou. Sendo que, desta feita, o alvo foi do modelo que se apresentava com duas carroçarias, SUV e pickup, e que tinha o nome de família Actyon.
Lançado originalmente em 2005, o novo Actyon acaba de ser desvendado na Coreia do Sul, exibindo corte radical com o antecessor. Isto, ao mesmo tempo que assume uma aproximação, também estética, aquele que é a principal novidade na gama da KG Mobility, o SUV Torres.
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Diferente deste último, apenas a nova assinatura luminosa em LED, o pára-choques (redesenhado) e o posicionamento do vidro traseiro, a procurar acentuar um perfil que não deixa de remeter, por exemplo, para o Range Rover Velar. Isto, num conjunto que também é mais comprido (4,74 m), largo (1,92 m) e baixo (1,68 m) que o Torres, do qual retém apenas a distância entre eixos.
Espaçoso e muita capacidade de carga
Já no habitáculo, a presença de dois ecrãs de 12,3" a marcarem o tablier, o central, parte do sistema de infoentretenimento, ligeiramente virado para o condutor. O qual beneficia ainda de um volante de fundo plano com botões integrados, alavanca da caixa de velocidades num material a imitar cristal e um pacote de ajudas à condução e segurança activa.
Também presentes, estofos em pele acolchoada com inserções em camurça, iluminação ambiente de 32 cores e uma plataforma de carregamento wireless para smartphones, isto num habitáculo para o qual o fabricante reivindica ainda uma generosa habitabilidade e uma convincente capacidade de carga, a começar nos 668 litros, mas que o rebatimento das costas da segunda fila pode elevar para os 1.568 litros.
Com as motorizações do Torres
Quanto aos aspectos técnicos, o novo Actyon recorre à mesma arquitectura do Torres, replicando, sob o capot dianteiro, o mesmo quatro cilindros 1.5 TGDI a gasolina, a proporcionar 170 cv de potência e 280 Nm de binário. E que, recorrendo a uma caixa automática de seis velocidades, tanto pode descarregar a potência apenas nas rodas dianteiras (4x2), como nas quatro rodas (4x4).
Embora a KG Mobility nada avance para já, o Actyon também poderá vir a herdar o trem de força exclusivamente elétrico do Torres EVX.
Numa fase inicial disponível apenas no mercado da Coreia do Sul, o KG Mobility Actyon deverá chegar aos mercados externos, Europa incluída, até ao final do presente ano.