Os turcos da Karsan desenvolveram o seu primeiro autocarro urbano a hidrogénio e-Ata Hydrogen que se vem juntar a uma gama de três modelos de modelos elétricos a bateria para vários segmentos.
Após a introdução de uma gama de autocarros elétricos a bateria no mercado - e-Jest (seis metros), e-Atak (oito metros) e e-Ata Karsan (10, 12 e 18 metros), o fabricante turco Karsan reforçou a sua oferta com o lançamento do seu primeiro autocarro a hidrogénio.
Com comprimento de 12 metros, o Karsan e-Ata Hydrogen pode transportar até 95 passageiros, incluindo 40 sentados.
A linha motriz do e-ATA Hydrogen combina um motor elétrico de 250 kW com uma pilha de combustível de 70 kW e uma bateria de 30 kWh. O hidrogénio é armazenado em cinco depósitos cilíndricos localizados na parte traseira do tecto do autocarro, que têm uma capacidade de 1560 litros para permitir uma autonomia de 500 quilómetros. O abastecimento demora apenas sete minutos.
Os motores elétricos estão localizados junto aos cubos das rodas, o que permite disponibilizar um piso plano no compartimento dos passageiros e um interior espaçoso.
O autocarro está equipado com suspensão pneumática e pode ser encomendado com sistemas opcionais de assistência à condução e câmaras exteriores digitais em substituição dos tradicionais espelhos retrovisores. O fabricante turco sublinha que utiliza componentes produzidos por fornecedores europeus.
Estimativas apontam forte crescimento
O Karsan e-ATA Hydrogen é baseado no e-ATA com bateria de tração que foi lançado no ano passado. Este modelo está disponível em versões de 10 ou 12 metros, com opções de bateria de 300 ou 450 kWh) e na numa variante articulada com 18 metros.
A Karsan já vendeu mais de 400 autocarros elétricos na Europa em mercados como a França, Roménia, Portugal e Alemanha. Contudo, o fabricante turco pretende avançar num futuro próximo para outros países europeus e da América do Norte.
LEIA TAMBÉM
Iveco e Air Liquide estabelecem parceria para mobilidade a hidrogénio
"Atualmente, os autocarros a hidrogénio representam apenas dois por cento do total das vendas de autocarros urbanos no mercado europeu, mas à semelhança do que ocorreu nos seus congéneres com tração a bateria, a procura de autocarros a hidrogénio deverá crescer significativamente no mercado de transporte público nos próximos anos.
De acordo com estimativas da Karsan, os autocarros a hidrogénio deverão ter uma participação no mercado de 15%, com vendas anuais superiores a duas mil unidades.