O novo Kangoo E-Tech Van representa uma grande evolução face ao seu antecessor, não só em termos de capacidade da bateria e potência do motor, mas também na qualidade dos materiais e nos conteúdos tecnológicos. Mas tudo isso tem um preço…
Conhecido anteriormente como Renault Kangoo ZE, o furgão compacto elétrico da marca francesa recebeu uma nova designação, Renault Kangoo E-Tech, que se faz acompanhar por uma plataforma nova, assim como a linha motriz elétrica também substancialmente melhorada.
A capacidade da bateria aumentou mais de um terço de 33 kWh para 45 kWh, enquanto a potência do motor elétrico também duplicou, de 44 kW (60 cv) para 90 kW (120 cv), valor que se aproxima dos concorrentes da Stellantis, Citroën e-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e - assim como o Toyota Proace City -, todos com 100 kW (136 cv).
Graças à nova arquitetura, o novo Renault Kangoo E-Tech tem mais capacidade de carga do que a anterior geração e dispõe de mais tecnologia, designadamente ao nível dos sistemas de segurança e de assistência à condução.
Exterior
Em termos de dimensões e imagem, a versão de chassis curto do Kangoo E-Tech Van, com distância entre-eixos de 2,72 metros, é idêntica à de combustão interna: comprimento exterior de 4,5 metros, largura de 1,86 metros e altura de 1,83 metros.
O estilo exterior também é idêntico, incluindo a secção dianteira com cunho vertical, o capot direito e o acabamento cromado que se destaca entre a grelha e o pára-choques dianteiro. Os grupos óticos, por seu lado, são caraterizados pelas tradicionais luzes LED em forma de C da Renault.
À exceção de um pequeno logotipo na porta traseira, o Renault Kangoo E-Tech Van não tem qualquer outro elemento visual que permita fazer a distinção com a versão de combustão interna. Como a bateria está localizada por baixo da carroçaria entre os eixos, o compartimento de carga também é idêntico.
Isto traduz-se num comprimento interno de 1,81 metros, uma largura de 1,52 metros - sendo de 1,25 metros entre as cavas das rodas - e uma altura de 1,12 metros. A combinação daquelas medidas permite a disponibilização de um volume útil de carga.
Interior
A versão ensaiada do Kangoo E-Tech Van possui três lugares dianteiros, que é a configuração mais vendida no mercado nacional. Isso significa, no entanto, que não pode receber a porta lateral deslizante "Open Sesame by Renault", mas apenas a variante convencional, cuja abertura é mais do que suficiente para a maioria das aplicações.
A acessibilidade traseira é garantida por portas assimétricas de batente, com abertura até 180º. O compartimento de carga possui revestimento do piso em plástico, olhais de fixação e iluminação no tecto com iluminação LED.
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[cycloneslider id="renault-kangoo-van-e-tech_interior"]O compartimento de carga está separado do habitáculo através de uma divisória fixa. A cabina do Kangoo E-Tech Van apresenta uma evolução face à do Kangoo ZE. A qualidade dos materiais e dos acabamentos melhorou bastante. Alguns componentes são ja conhecidos de modelos como o Renault Clio, como o comando giratório da climatização, o volante multifunções ou o sistema de infoentretenimento Easy-Link com ecrã tátil de 8".
O sistema tem replicação para smartphone e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, e além disso existem três entradas USB para carregamentos de outros dispositivos. Um carregador por indução na base da consola central também está disponível, mas integra a extensa lista de opcionais.
Muitos opcionais
Encontrar a melhor posição de condução atrás do volante não é complicado, já que conta com várias possibilidades de regulação. A coluna da direção também é ajustável em altura e profundidade. Por seu lado, o banco duplo do acompanhante é duplo e na parte inferior existe um compartimento para guardar objetos.
No capítulo de espaços para arrumações, o Kangoo Van passou a ser uma das referências do segmento porque além da prateleira junto ao tejadilho, dos compartimentos na parte superior do painel de bordo, incluindo um fechado no lado do condutor com entradas USB, conta ainda, no nível de equipamento Extra, com a gaveta Renault Easy Life, com capacidade de sete litros, que funciona como porta-luvas.
As costas do banco do meio também podem ser transformadas numa prática mesa de apoio. Será de referir que o lugar central é apenas de recurso para deslocações curtas (ou para uma criança), já que a alavanca que seleciona os modos de condução retira espaço para as pernas.
Em termos de equipamento, a dotação de série do Kangoo E-Tech Van Extra conta com ar condicionado com bomba de calor, sistema Easy-Link, mas sem navegação, sensores de chuva e luminosidade, cruise control. Por sua vez, a câmara traseira permanente, que funciona com um espelho retrovisor, a câmara traseira com guias dinâmicas ou os sensores laterais já integram a lista de opcionais.
Ao volante
Juntamente com a mudança do nome, o Kangoo Van E-Tech viu aumentar para o dobro a potência desenvolvida pelo motor elétrico, que debita 90 kW (122 cv). Isto significa que é mesmo mais potente do que a motorização diesel do Kangoo, com 115 cv.
Em combinação com o binário de 245 Nm, o Kangoo elétrico é bastante rápido nos arranques, assim como na entrega de potência até à velocidade máxima de 130 km/h, limitada eletronicamente. A aceleração dos 0 aos 100 km/h de 11,6 segundos é bastante respeitável para um furgão que pesa em vazio quase 1,7 toneladas.
A pesada bateria entre os eixos garante um baixo centro de gravidade, com reflexos positivos ao nível das prestações. Além disso, a direção é bastante precisa e o comportamento bastante suave e silencioso.
Poderá não ser o furgão mais potente do mercado, mas é suficientemente rápido. Além disso, o botão Eco na consola central será bem recebido pelos utilizadores com maior ansiedade de autonomia, já que reduz a potência máxima em cerca de 25% e juntamente com os três níveis de regeneração da energia (B1, B2 e B3) ajuda a aproximar a autonomia dos 280 quilómetros anunciados pela marca.
Utilização
Em termos de consumo de energia, o computador de bordo da unidade ensaiada registou uma média de 15,1 kWh/100 km dos 18,75 kWh/100 km. A combinação do modo Eco e do excelente sistema de regeneração da energia de travagem contribuiu para este resultado, o que se traduz no custo de 5,74 euros num carregamento na rede pública (para um preço médio do kWh de 0,38 euros) ou de 2,87 euros num carregamento doméstico com tarifa simples (0,19 euros).
Por comparação, o Renault Kangoo Van Extra Blue dCi 95 Open Sesame ensaiado anteriormente apresentou um consumo médio de 4,9 l/100 km, o que representa um custo de 8,97 euros (para o preço do litro de gasóleo de 1,83 euros).
Para recuperar a capacidade da bateria, o Kangoo Van E-Tech oferece várias possibilidades de carregamento: numa tomada doméstica, opção não muito recomenda visto que demora cerca de 19h00; num carregador público de 3,7 kW (10h45m); numa wallbox de 7,4 kW (5h40); num carregador público de 11 kW (2h36m); ou num posto rápido de 50 kW em corrente contínua (0h44m).
Custos
Em termos de preço de venda ao público, o Renault Kangoo E-Tech Van EV45 11 kW está disponível a partir de 40.037 euros (com IVA incluído). Na unidade ensaiada, com nível de equipamento Extra, esse valor aumenta para 42.497 euros.
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Mas a inclusão de vários opcionais disponíveis na gama - Tech como Pack de Visão Traseira 4 (câmara traseira, sistema de assistência à visão traseira permanente, easy park assist, que inclui sensores traseiros, dianteiros e laterais, além da função estacionamento mãos livres), banco dianteiro de dois lugares rebatível com suporte para portátil, volante multifunções em couro e regulável em altura com comandos - podem fazer aumentar o valor da fatura para os 45.104 euros.
Se a opção recair num aluguer operacional (renting), a mensalidade poderá ficar nos 816 euros para um contrato de 48 meses e 30 mil quilómetros, segundo o simulador da LeasePlan.
Conclusão
Os furgões elétricos nunca foram baratos e o novo Kangoo Van E-Tech é um exemplo claro. Para uma empresa com preocupações de responsabilidade ambiental e social, e com a preocupação de baixar a sua pegada de carbono - por vontade própria ou imposição dos clientes - este modelo da Renault cumpre a maioria das operações de distribuição urbana ou suburbana, graças à sua autonomia de até 280 quilómetros.
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[cycloneslider id="renault-kangoo-van-e-tech_exterior"]Em caso de necessidade existe sempre a opção de carga rápida para recuperar autonomia até 170 km entre os 15 e os 80% da capacidade da bateria em cerca de meia hora.
Todavia, para um pequeno empresário ou comerciante a braços com margens reduzidas no seu negócio já será difícil justificar um investimento tão elevado num furgão elétrico atendendo que a versão de combustão de 95 cv ensaiada anteriormente - bastante mais equipada - pode ser adquirida por 32.565 euros.
Renault Kangoo Van E-Tech Extra EV45 11 kW
PREÇO 45.104 €
MOTOR Elétrico 90 kW (122 CV)
BINÁRIO 245 NM
TRANSMISSÃO Auto, 1 vel. Dian;
COMP./LARG./ALT. 4498/1859/1832 MM
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2716 MM
PESO BRUTO 2230 KG
TARA 1697 KG
CARGA ÚTIL 533 KG
VOLUME ÚTIL 3,3 M3
CONSUMO 18,75 L/100 KM (WLTP) Teste 15,1 kWh/100 km
EMISSÕES 0 G/KM
IUC 0,00 €
GOSTÁMOS
- Condução
- Conforto
- Travagem regenerativa
NÃO GOSTAMOS
- Preço
- Opcionais
- Ausência navegação