Numa altura em que a debandada de marcas ocidentais continua inexorável, os fabricantes automóveis russos esforçam-se por preencher as lacunas que vão surgindo no mercado, recorrendo, inclusivamente, a soluções... inesperadas. Como é o caso da Kamaz, que decidiu ressuscitar a há muito desaparecida Moskvich, com um crossover... chinês.
Depois de ter garantido, junto do estado russo, a exploração da fábrica anteriormente detida pela francesa Renault, a gigante russa Kamaz decidiu, aproveitando também a saída das marcas europeias do mercado russo, ressuscitar um dos "dinossáurios" automóveis da "velha Cortina de Ferro" - a Moskvich.
Depois de ter conseguido garantir a utilização da fábrica que já serviu para produzir modelos do Grupo Renault para o mercado russo, agora batizada de Fábrica de Automóveis Moskvich a Kamaz deu já início à produção do primeiro modelo da "nova" marca, o Moskvich 3. Basicamente, um crossover compacto cujo arranque da comercialização está previsto para o próximo mês de dezembro de 2022, com o fabricante a prever disponibilizar um total de 600 unidades, até ao final do ano.
Ainda segundo a Kamaz, destas seis centenas de unidades, 400 surgirão com motores de combustão, enquanto as restantes 200 apresentarão, desde já, um sistema de propulsão 100% elétrico.
No entanto e caso o leitor esteja já a interrogar-se, como foi possível que, uma marca automóvel ressuscitada há menos de um ano, tenha conseguido, em qualquer coisa como três meses, não só finalizar um modelo de estreia, como ainda por cima disponibilizando-o com motorização 100% elétrica, a resposta é simples: o Moskvich 3 nada mais é do que o chinês JAC JS4, com emblema diferente!
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Embora a Kamaz prefira passar ao de leve sobre este aspecto, a verdade é que a agência noticiosa Reuters já veio revelar que o gigante russo está a contar com o apoio do fabricante chinês JAC, nesta tentativa de ressuscitar a Moskvich. Algo que surge bem patente nas semelhanças entre o Moskvich 3 e o JAC JS4, e que não se resumem ao aspecto estético!
Aliás, o modelo russo deverá recorrer, naquelas que serão as suas versões com motores de combustão, aos mesmos quatro cilindros 1,5 e 1,6 litros, com potências até 150 cv e 210 Nm, já conhecidos do JS4, podendo, igualmente, vir a exibir o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e sistema de infoentretenimento de 10,25" do modelo chinês.
De resto e segundo as mesmas fontes, o Moskvich 3 será montado na Rússia, segundo o processo de acoplagem de partes, as quais, tudo o indica, virão da China.
Ainda assim, a Kamaz também deixa o desejo de aumentar gradualmente a produção das peças utilizadas no crossover, na Rússia, prometendo, mesmo, passar a integrar alguns "componentes totalmente russos", a partir de 2024. Sendo que, o objectivo último, será produzir "um automóvel elétrico russo", com "componentes russos, a partir da sua própria plataforma universal", em que, também o motor (elétrico) e baterias, sejam desenvolvidos e produzidos na Rússia.
Face às restrições, em termos de importações, por que a Rússia atualmente passa, é caso para dizer que, a não ser com tecnologia de países como a China, será ainda preciso caminhar muito, para que o objectivo seja alcançado...