Depois dos rumores, eis a confirmação: a Ferrari lançará o seu primeiro modelo 100% elétrico em 2025, com promessas da mesma "singularidade e paixão" que a marca tem ostentado, para as "novas gerações". Palavra de John Elkann, Chairman da Ferrari.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, garantindo que a Ferrari tem vindo a trabalhar, há já algum tempo, naquele que será o seu primeiro Veículo Elétrico (EV). Embora, até aqui, tenha feito sempre depender a fixação de qualquer data para a apresentação de uma proposta do género, do amadurecimento da tecnologia de propulsão elétrica.
No entanto, durante a sua intervenção no Encontro Anual da Ferrari, John Elkann, Chairman da marca do 'Cavallino Rampante', lançou a bomba, ao anunciar que o fabricante automóvel apresentará o seu primeiro modelo elétrico, já em 2025.
A par do anúncio, Elkann deixou ainda a garantia de que, "podem estar certos, de que o modelo será tudo aquilo com que sonharam e que, tanto os engenheiros, como os designers, em Maranello, conseguem imaginar, de forma a fazer, também deste, um marco na nossa história".
Falando sobre a mais abrangente estratégia de eletrificação da Ferrari, o neto Gianni Agnelli revelou, ainda, que, desta, fazem igualmente parte modelos híbridos plug-in, assim como o regresso às 24 Horas de Le Mans, já em 2023, com um novo hiperdesportivo.
"A nossa interpretação e aplicação dessas tecnologias no automobilismo e nos carros de rua é uma grande oportunidade de levar a exclusividade e a paixão da Ferrari , às novas gerações.", afirmou John Elkann.
LEIA TAMBÉM
Apanhado em Fiorano. Ferrari Purosangue dá um ar da sua graça em vídeo
Contudo e apesar da confirmação, o Chairman da Ferrari recusou-se a revelar mais pormenores sobre este novo modelo, não confirmando, sequer, as imagens inadvertidamente surgidas ainda no ano passado e supostamente referentes a um processo de patente, em que era anunciado um modelo de quatro rodas direccionais e apenas dois lugares, equipado com um motor elétrico em cada roda.
Ainda assim, Elkan revelou, igualmente, que a Ferrari apresentará três novos modelos, nos próximos meses, embora também não dando mais detalhes sobre essas propostas. Reconhecendo, apenas, que 2022 "também será um ano de importantes lançamentos de novos produtos, em particular, do Purosangue [o primeiro SUV da Ferrari], o qual começa a revelar-se algo de verdadeiramente especial."
Promessas... ou certezas?