Além do fim das duas portas. Jeep Wrangler torna-se apenas PHEV na Europa em 2022

A Jeep acaba de oficializar a "transformação" do Wrangler europeu em, apenas e só, PHEV, na Europa, já para 2022.

A Jeep acaba de confirmar, de forma oficial, a "transformação" do icónico Wrangler numa proposta, apenas e só, híbrida plug-in (PHEV), novidade a que se juntam ainda, não apenas a introdução de novas coras e equipamento, como também e mais significativo, o desaparecimento da carroçaria de duas portas. Tudo isto, na Europa e já para 2022.

Depois de já ter anunciado, há cerca de seis meses, a intenção de acabar com as motorizações exclusivamente a gasolina e Diesel na Europa, por razões ambientais e de emissões, eis que a norte-americana Jeep acaba de anunciar, de forma oficial, que, aquele que é um dos seus modelos mais icónicos, o Wrangler, passa a ser exclusivamente híbrido plug-in (PHEV), já a partir de 2022.

De resto e segundo também revela a marca norte-americana, a medida já foi implementada em mercados como Itália, Espanha, Bélgica e Sérvia, onde o Wrangler já só pode ser encomendado, com a mais recente motorização 4xe. Assim como e esta é outra novidade, com a carroçaria de cinco portas, uma vez que a Jeep decidiu, também, deixar de vender o Wrangler mais pequeno, do lado de cá do Atlântico.

Referência entre os verdadeiros todo-o-terreno, o Jeep Wrangler vai passar a ser apenas PHEV na Europa
Referência entre os verdadeiros todo-o-terreno, o Jeep Wrangler vai passar a ser apenas PHEV na Europa

Assim e começando pelo motor, o mais aventureiro dos Jeep passa a estar disponível, apenas e só, numa configuração que junta um 2.0 litros quatro cilindros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa automática de oito velocidades, passando a oferecer uma qualquer coisa como 381 cv de potência. Além da possibilidade de circular até 50 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.

Mais tecnologia e cor

Já no domínio do equipamento, a oferta, de série, de tecnologias como os faróis automáticos, aviso de colisão eminente com travagem autónoma de emergência e o Cruise Control Adaptativo, e a que passa ser possível acrescentar, ainda e como opcionais, o alerta de ângulo morto, câmara traseira e sensores de estacionamento à frente e atrás.

LEIA TAMBÉM
Dodge e Chrysler também na calha. Jeep vai ter o seu primeiro elétrico em 2023

A par destes elementos, Jeep passa, também, a disponibilizar o pára-brisas num vidro Gorilla, algo que já é, no entanto, de série no Rubicon e opcional no Sahara.

A capota Sunrider é um dos novos argumentos no Wrangler para 2022
A capota Sunrider é um dos novos argumentos no Wrangler para 2022

Finalmente, o renovado Wrangler passa a poder envergar novas cores exteriores - Silver Zynith Metallic Clear Coat e High Velocity Metallic Clear Coat, além das tonalidades especiais Tuscadero e Gobi -, embora com a Tuscadero disponível apenas a partir de janeiro de 2022 e, a Gobi, até ao Verão de 2022. Sendo que, a par destas novas cores, a Jeep também passou a disponibilizar no modelo uma nova capota Sunrider. A qual conjuga a estrutura em metal com um tejadilho em lona, de accionamento elétrico, e que também permite disfrutar do Sol directamente no habitáculo.

Em Portugal ainda em Dezembro?

Parte da estratégia da Jeep que tem como objectivo chegar a 2025 com os veículos eletrificados a representarem 70% das vendas da marca, o Wrangler híbrido plug-in deverá ficar disponível, nos restantes mercados, durante o presente mês de Dezembro.

Além de ambientalmente mais correcto, o Jeep Wrangler passa a estar disponível na Europa apenas com carroçaria de quatro portas
Além de ambientalmente mais correcto, o Jeep Wrangler passa a estar disponível na Europa apenas com carroçaria de quatro portas