Poucas semanas após dar a conhecer o seu primeiro modelo 100% elétrico, a que seguirão mais dois outros elétricos, eis surge a notícia de que, afinal, a Jeep (ainda) não descartou os motores de combustão, por completo. A demonstrá-lo, a promessa de lançamento de um novo seis cilindros em linha, dentro de cerca de um mês.
A informação foi veiculada pelo site MoparInsiders, com base num comunicado interno da Jeep, em que é referido que este novo seis cilindros em linha será desvendado durante o próximo Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, agendado para o próximo período entre 15 e 24 Abril de 2022.
Designado internamente como GME-T6, mas também como 'Tornado', este novo bloco insere-se, segundo as mesmas fontes, na família de motores Global Medium Engine da Stellantis, sendo que, uma vez disponível, será também o primeiro seis cilindros a equipar um Jeep, desde dezembro de 2006. Altura em que, recorde-se, foi descontinuado ao seis cilindros 4.0 litros da AMC.
O novo motor, que chegará ao mercado com três níveis de potência, embora tendo sempre por base uma cilindrada na ordem dos 3,0 litros, será disponibilizado, não apenas em modelos da Jeep, mas também em produtos de outras marcas da Stellantis, como será o caso da RAM e a Dodge.
Além das três derivações já citadas, este mesmo GME-T6 deverá servir ainda de base a um sistema de propulsão híbrido plug-in, a lançar já no próximo ano de 2023, neste caso, conjugado com uma transmissão automática de oito velocidades, com motor-gerador de alta tensão integrado, fornecida pela ZF, e que deverá oferecer uma potência acrescida na ordem dos 134 cv.
LEIA TAMBÉM
Apenas híbrido plug-in. Jeep apresenta Grand Cherokee 4xe europeu
Quanto ao mais convencional alternador, será também substituído, nesta solução, por um motor-gerador elétrico de alta tensão e refrigerado a líquido.
Finalmente e ainda de acordo com as informações agora divulgadas, a primeira versão deste seis cilindros a ser disponibilizada, será a mais potente, tudo apontando para que venha a ser estreada no maior dos Jeep, o Wagoneer.