A Jeep acaba de anunciar a introdução da motorização e-Hybrid nas gamas Renegade e Compass. Versões integradas no esforço de eletrificação da marca e que deverão chegar ao mercado português lá mais para a final do ano.
Hoje em dia já disponíveis com motorizações plug-in, tanto o Renegade, como o Compass, vêm, assim, reforçada a sua oferta em termos de versões electrificadas. Ganhando, com estes novos motores e-Hybrid e face às versões exclusivamente a gasolina, uma redução de 15 por cento, tanto no consumo de combustível, como nas emissões.
Em termos técnicos, tanto o Renegade e-Hybrid, como o Compass e-Hybrid, contam, na base, com um quatro cilindros a gasolina 1.5 litros turbo, a debitar 130 cv de potência e 240 Nm de binário, apoiado por uma transmissão automática de sete velocidades, a ajudar a fazer funcionar apenas um dos eixos.
Depois e como complemento, surge um motor elétrico de 15 kW (20 cv), responsável por assegurar um funcionamento 100% elétrico no arranque, ao estacionar, quando a baixas velocidades e em velocidade de cruzeiro.
Igualmente a apoiar o propulsor elétrico, um de sistema de recuperação de energia e travagem regenerativa.
LEIA TAMBÉM
Para colocar abaixo do Renegade. Jeep prepara segmento A 100% elétrico novo
De resto e quanto ao equipamento, ambos os modelos possuem, com esta motorização micro-híbrida, o mesmo pacote de argumentos, a começar num painel de instrumentos atualizado, ao qual cabe mostrar todas as informações relativamente ao funcionamento do sistema híbrido. E a que se soma, por exemplo, um ecrã central de 8.4 polegadas - ou de 10.1 polegadas, como opção, mas apenas no modelo Compass -, a partir do qual é possível usufruir do sistema de informação e entretenimento Uconnect, já com Google Assistant e a Amazon Alexa.
A par destas funcionalidades, a presença, ainda, de vários equipamentos de segurança activa, como é o caso do reconhecimento de sinais de trânsito, assistente à manutenção da velocidade, alerta de cansaço no condutor, travagem de emergência e, pela primeira vez na Europa, condução autónoma de Nível 2 com Cruise Control adaptativo e manutenção no centro faixa de rodagem.
Com versão de lançamento Upland
Finalmente e além dos já conhecidos níveis de equipamento Longitude, Night Eagle, Limited e S, tanto o Renegade e-Hybrid, como o Compass e-Hybrid, surgirão no mercado com uma versão especial de lançamento, a que foi dado o nome de 'Upland', e que contará com um conjunto de recursos feitos à medida.
Desta versão fazem parte, por exemplo, a exclusiva pintura exterior 'Matter Azur', um tejadilho com dois tons de preto, jantes pretas (de 17" no Renegade, de 18" no Compass) e uma grelha frontal com acabamentos em bronze.
Já no interior, uma aposta em revestimentos feitos a partir de materiais reciclados, como é o caso dos bancos revestidos a uma fibra de poliéster denominada 'Seaqual', material que tem na base plástico reciclado. Sendo que o Renegade utiliza o mesmo material no interior das portas, ao passo que, o Compass, opta, igualmente, por materiais amigos do Ambiente, para revestir o tablier.
Já disponível para encomenda... na Europa Central
A terminar, referir apenas que estas novas motorizações Jeep estão já disponíveis para encomenda, mas apenas nos principais mercados europeus, como é o caso da Alemanha, França e, naturalmente, Itália.
Quanto aos restantes, entre os quais Portugal, deverão ter de esperar até lá mais para o final do ano.