Primeiros modelos na oferta da norte-americana Jeep a receberem versões eletrificadas, Renegade e Compass 4xe, sinónimo de versões híbridas plug-in, têm data de chegada ao mercado agendada para o início do Verão. E com uma aliciante extra: uma edição especial de lançamento, denominada "First Edition", a qual pode ser reservada desde já!
Até aqui disponíveis apenas com motores de combustão, os dois modelos de entrada na gama da Jeep passam, assim, a estar alinhados com aquela que é a tendência, não apenas do mercado, como dos segmentos em que se inserem. Com aliciante extra de estrearem, juntamente com esta motorização PHEV, uma versão especial de lançamento, particularmente apetecível!
LEIA TAMBÉM
Jeep aposta nos 4×4 e híbridos
De resto e sobre esta "First Edition", a qual estará disponível por encomenda apenas até final de Abril, importa dizer que será disponibilizada em duas configurações (dependendo do mercado), baseadas nos níveis de equipamento topo de gama Urban, com base no "S", e Off-road, com base no "Trailhawk".
Entre o equipamento proposto de série e específico destas versões, estão não só cinco cores específicas - Preto Carbon, Branco Alpine, Cinzento Granite Crystal Metalizado, Azul Shade e Cinzento Sting -, como as as jantes de 19" na configuração Urban e de 17" na configuração Off-road, faróis dianteiros Full LED no Renegade e Bi-Xénon no Compass, Uconnect NAV com ecrã tátil de 8,4", ecrã TFT de 7"com todas as informações de condução, incluindo nível de carga da bateria e autonomia, integração com smartphone e avançada conectividade a bordo, a qual permite, por exemplo, gerir o carregamento a partir do rádio e também do smartphone.
Já no capítulo da segurança, soluções como a Monitorização dos Ângulos Mortos, Câmara de Visão Traseira, sistema Park Assist e sensores de estacionamento, além de, no domínio do conforto, o sistema Keyless Entry & Go e retrovisores de regulação elétrica.
Os novos Renegade e Compass 4xe destacam-se ainda por surgirem com três modos de condução específicos - Hybrid, Full Electric, E-save -, a que se juntam três outras funcionalidades: Sport Mode, Eco Coaching e Smart Charging. Este último, sistema que permite carregar a viatura, tanto através do rádio Uconnect, como do smartphone do condutor.
LEIA TAMBÉM
Novo FIAT 500 apresentado. O charme renovado… em modo 100% elétrico
Híbrido plug-in com carregamento em 3h30m
Aliás e falando do sistema de propulsão híbrido que equipa tanto o Renegade 4xe, como o Compass 4xe, tem na base a associação de motor a gasolina 1.3 turbo, com transmissão automática que atua sobre o eixo dianteiro, a um motor elétrico, que aciona as rodas traseiras. Sendo que a bateria que apoia o propulsor elétrico, tanto recarrega durante a condução, aproveitando o funcionamento do motor de combustão e da energia cinética despendida na travagem, como pode ser recarregada através de uma fonte de energia externa - seja em casa, utilizando quer uma tomada doméstica e respetivo respetivo cabo de alimentação, ou a Wallbox incluída no pacote da versão "First Edition"; ou na rua, num ponto de carregamento público, recorrendo para tal ao cabo específico modo 3, também fornecido de série.
Aliás, ainda sobre o carregamento, refira-se que, com a Hybrid Wallbox proposta de série com esta edição especial de lançamento "First Edition", tanto o Renegade 4xe, como o Compass 4xe, dispõem de uma potência de carregamento até 3 kW, a qual lhes permite fazer um carregamento completo em cerca de 3h30m.
No entanto e para quem pretenda potências de carregamento mais elevadas, até 7,4 kW, esta mesma wallbox pode ser reconfigurada, sem quaisquer alterações no hardware, passando a garantir uma recarga completa das baterias em 100 minutos.
240cv de potência, para uma autonomia elétrica de 50 km
Graças a este sistema de propulsão híbrido, ambas as versões 4x3e anunciam uma potência total de 240cv, ou seja, um aumento do débito de binário até 50%, quando comparadas com com o Trailhawk diesel de 170 cv, além de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 7 segundos e uma velocidade máxima que varia entre os 130 km/h em modo exclusivamente elétrico, e 200 km/h em modo híbrido.
LEIA TAMBÉM
Fiat 500 e Panda micro híbridos chegam em Março. A prometer 3,9 L/100 km
Registando emissões de CO2 que, segundo a Jeep, ficam abaixo dos 60 g/km, ambos os modelos anunciam ainda uma autonomia em modo 100% elétrico até 50 km.
Propostos, desde o lançamento, nos quatro níveis de equipamento já conhecidos - Longitude, Limited, S e Trailhawk -, além da novidade "First Edition", tanto o Jeep Renegade 4xe, como o Compass 4xe, deverão chegar aos concessionários no princípio do verão. Embora, saliente-se, possam ser encomendados desde já…