Marca norte-americana de veículos todo-o-terreno, também a Jeep se prepara para abraçar a Mobilidade 100% Elétrica. E até já tem uma data para apresentar aquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico: 2023.
A revelação, nomeadamente, da data de lançamento daquele que será o primeiro modelo 100% elétrico da Jeep, foi feita durante a última apresentação de resultados da Stellantis, proprietária da marca. Num comunicado em que o grupo automóvel também anunciou a intenção de lançar um total de 21 modelos de missões reduzidas, durante os próximos dois anos.
Este último desafio implicará, de resto e segundo também revelou o grupo, um investimento de 35,3 mil milhões de dólares, ou seja, qualquer coisa como 29,9 mil milhões de euros, a aplicar até 2025.
Quanto à Jeep, a promessa de lançamento de um primeiro modelo 100% elétrico, na primeira metade de 2023, não contemplou, no entanto, o desvendar de que veículo será. Ou até mesmo que poderá ser a versão de produção do concept elétrico baseado no Wrangler, que a marca deu a conhecer recentemente.
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Recorde-se que a Jeep já comercializa aquele que é o seu modelo mais offroad, com uma motorização híbrida, denominada 4xe, em mercados como a Europa e a China. Sendo que, a juntar a este, a marca norte-americana disponibiliza, ainda, versões híbridas plug-in dos modelos Compass e Renegade.
Apenas para a China, o construtor tem uma versão PHEV do Commander, ao mesmo tempo que está, neste momento e segundo avança o jornal Detroit News, a preparar uma variante também PHEV do novo Grand Cherokee, ainda para o final deste ano.
Com base nestas propostas, mas também naquilo que se já prepara, a Jeep aponta como objectivo, chegar a 2025, com os modelos eletrificados a representarem cerca de 70% das vendas.
Dodge - e Chrysler - no mesmo caminho
Entretanto e a par da Jeep, também outra das marcas norte-americanas da Stellantis, a Dodge, estará a preparar o lançamento de um modelo híbrido plug-in, já para 2022. Embora e pelo menos para já, sem características conhecidas.
De resto, o mesmo acontece com a terceira marca norte-americana, a Chrysler, para a qual, afiançou já o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, o grupo tem planos definidos.
"Estamos, neste momento, a prepararmo-nos para a recuperação da marca [Chrysler]", revelou o português, assegurando que, "daremos mais informações antes do final deste ano, até porque os planos têm vindo a avançar muito bem, com vista à elaboração de uma oferta muito interessante, baseada em produtos novos, tecnologia nova e, provavelmente, num modelo de distribuição inovador."