Tal como já esperado, a Jeep acaba de apresentar a mais recente versão daquele que é o maior dos seus SUV, o Jeep Grand Cherokee L. Uma variante com três filas de bancos e muito luxo, que, embora para já sem preços definidos, também deverá chegar à Europa.
Para já apresentado apenas na configuração para o mercado americano, o Jeep Grand Cherokee L assume as diferenças, face à já conhecida variante de apenas duas filas de bancos, desde logo, na estética exterior. A qual, em particular na secção frontal, não esconde as parecenças com o concept Gran Wagoneer, marcada por ópticas mais esguias e uma grelha de sete barras.
Dependendo da versão, o Grand Cherokee L pode ainda exibir luzes diurnas em LED, posicionadas numa zona mais baixa do pára-choques dianteiro.
Já quando observado de perfil, tornam-se especialmente perceptíveis os mais de 5,20 metros de comprimento, assim como uma distância entre eixos que roça os 3,10 metros. Sendo, ainda na lateral, anunciam-se os farolins também eles particularmente esguios, a antever uma traseira sólida e com duas generosas ponteiras, integradas no pára-choques traseiro.
LEIA TAMBÉM
Novo Jeep Grand Cherokee será desvendado ainda este ano
Interior: diferente e com muito luxo
Passando ao interior, o Grand Cherokee L anuncia-se radicalmente diferente do "irmão" com apenas cinco lugares, ao apresentar todo um novo tablier, do qual se destaca um novo ecrã táctil de 8,4", ou, em opção, uma solução idêntica, mas de 10,1". Ambos contando com o mais recente sistema de infoentretenimento do fabricante, o UConnect 5, o qual conta tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto.
Também de série, um painel de instrumentos 100% digital de 10,3", configurável e onde é possível observar diversas informações, entre as quais, o sistema de visão nocturna Night Vision, que o veículo integra.
Falando da habitabilidade, um total de sete lugares, com o Grand Cherokee L a oferecer, ainda e com as três filas em utilização, 484,2 litros de capacidade de carga na bagageira - um mundo! Sendo que, sem a terceira fila, a capacidade de carga torna-se ainda mais surpreendente, ao passar para os 1.328 l de capacidade máxima. Com apenas os lugares dianteiros em uso e todos os restantes rebatidos? 2.395,6 litros!
De acordo com a Jeep, o mercado americano terá à disposição quatro variantes deste Grand Cherokee L. A começar, pela versão de entrada, Laredo, seguida das conhecidas Limited e Overland, e da topo de gama Summit. Esta última, a mais luxuosa e, por isso, já com sistema de aquecimento de bancos na primeira e segunda filas, bancos dianteiros com memória e sistema de massagem, sistema áudio McIntosh com 19 colunas, Active Driving Assist, o já referido ecrã táctil de 10,1", caixa de transferências activa de duas velocidades, diferencial electrónico, pacote offroad e jantes de 20".
Com motores grandes e suspensão adaptativa
Passando aos motores, o Grand Cherokee L contará, no mercado americano, com motores à imagem daquilo que é o normal do outro lado do Atlântico, a começar num V6 3.6 Pentastar com 294 cv de potência e 348 Nm de binário, a que se junta um V8 5.7 Hemi com 362 cv e 529 Nm. Ambos, conjugados com uma caixa automática de oito velocidades e propostos de série apenas com tracção dianteira; o sistema de quatro rodas motrizes, está disponível, mas é pago à parte.
Igualmente disponível neste novo modelo, a suspensão adaptativa a ar Quadra-Lift, a garantir, logo à partida, uma distância ao solo de 21 cm. Mas que, uma vez colocada no modo Off-Road 1, sobe mais 4 cm, e, no modo Off-Road 2, mais 6 cm.
A par destes dois modos de atuação, o sistema conta ainda com uma opção Aero, a qual permite reduzir, em 2 cm, a distância inicial relativamente ao piso
Finalmente e a procurar responder àquelas que são as atuais tendências do mercado, o Jeep Grand Cherokee L surge equipado com uma série de tecnologias de apoio à condução e segurança, entre as quais, sistema de travagem autónoma de emergência, detecção de trânsito na traseira, Cruise Control adaptativo com sistema Stop&Go, e alerta de transposição/sistema de manutenção na faixa de rodagem.
Já a versão topo de gama Sumit, conta, ainda, de série, com manutenção no centro da faixa de rodagem, sendo que, lá mais para a frente, receberá igualmente a tecnologia de assistência à condução mãos-livres.
Nos concessionários (americanos) em 2021
O novo Jeep Grand Cherokee L deverá entrar em comercialização, no mercado norte-americano, ainda este ano, com preços ainda a anunciar.
Quanto à Europa, a marca norte-americana ainda não revelou se tem previsto comercializar, e quando, o maior dos Grand Cherokee, no Velho Continente.