Na sequência do seu plano de electrificação global, a Jeep lança agora o novo Grand Cherokee europeu, apenas em versão PHEV. O SUV da marca americana vai ter direito a edição especial de lançamento, recheada de equipamento.
Após o lançamento de outros modelos electrificados, como o Renegade ou o Compass, a Jeep lança agora a versão europeia do novo Grand Cherokee.
O SUV da marca americana vai estar disponível apenas na versão 4xe, ou seja, híbrido plug-in, decisão tomada devido às normas de emissões europeias bastante apertadas. O Grand Cherokee recorre, assim, a um motor de 2,0 litros Turbo que, com a ajuda de dois motores eléctricos, chega aos 375 cv e 637 Nm de binário.
O sistema é alimentado por uma bateria de 17 kWh, permitindo a este SUV uma autonomia eléctrica de 51 km. Valor que está acima daquele anunciado para a variante americana, mas apenas por culpa do método de homologação diferente.
LEIA TAMBÉM
Jeep. Quinta geração Grand Cherokee recebe versão híbrida plug-in
Uma vez que a Jeep é uma marca com pergaminhos no todo-o-terreno, também o Grand Cherokee 4xe será dotado dos sistemas Quadra-Drive II (tracção integral), Selec-Terrain (com as funções Auto, Slow, Mud/Sand, Rocks, e Sport), e Quadra-Lift, com suspensão a ar.
No entanto, ainda não se sabe se estes sistemas estarão disponíveis em todos os níveis de equipamento da versão europeia.
Com edição exclusiva de lançamento
Para já, a Jeep anunciou apenas a versão de lançamento, Exclusive Launch Edition, cujo exterior conta com elementos como as jantes de 21 polegadas, faróis full-LED, tejadilho em preto diamante, e pormenores cromados no exterior.
No interior, a Exclusive Launch Edition propõe estofos em pele Palermo e aplicações em madeira, para além de muito equipamento. Estão incluídos nesta versão um touchscreen central, com sistema multimédia Uconnect, painel de instrumentos digital, e head-up display, todos com 10 polegadas.
A lista continua, com um ecrã de 10,25 polegadas para o passageiro, bancos eléctricos com 16 regulações possíveis e função de massagem, bancos aquecidos e ventilados atrás, carregamento indutivo de smartphones, sistema de som de 19 altifalantes e 950 W da McIntosh, entre outros.
Futuro é eléctrico
A aposta num Grand Cherokee europeu exclusivamente PHEV dá continuidade aos planos da marca, no que toca à electrificação da gama.
A Jeep pretende ter um eléctrico em todos os segmentos SUV, a partir de 2025, altura em que 70% da gama deverá ser electrificada.