Depois do 7 lugares. Jeep mostra novo Grand Cherokee já com PHEV

A Jeep acaba de expandir a sua gama Grand Cherokee, com a nova variante de cinco lugares e motorização híbrida.

A Jeep acaba de expandir a sua gama Grand Cherokee, com a introdução de uma nova variante de apenas cinco lugares e menos 126 mm de comprimento, a juntar ao Grand Cherokee L, apresentado em janeiro. E que chega, também, com uma nova motorização híbrida, já em 2022.

Exibindo a mesma linguagem estilística exterior do irmão maior, o agora apresentado Jeep Grand Cherokee de cinco lugares exibe, no entanto, uma distância entre eixos encurtada, de apenas 2,964 metros. A que junta, como segunda novidade, a disponibilização, pela primeira vez no modelo, de motorizações híbridas.

De resto e sobre este último aspecto, o exibir, tal como acontece, por exemplo, no Wrangler, da sigla 4Xe. Sinónimo, aqui, da conjugação de um quatro cilindros 2.0 litros a gasolina, com dois motores elétricos. E que, em conjunto,  anunciam uma potência máxima de 380 cv, assim como um binário de 637 Nm.

Jeep Grand Cherokee 4Xe
Jeep Grand Cherokee 4Xe

A somar a estes argumentos, uma bateria de 17 kWh, que permite ao Grand Cherokee fazer até 40 km em modo exclusivamente elétrico. Ou, então, pouco mais de 708 quilómetros, recorrendo aos dois combustíveis.

LEIA TAMBÉM
Com sete lugares e mais equipamento. Jeep apresenta o Grand Cherokee L

No caso dos clientes norte-americanos, o novo Jeep Grand Cherokee de apenas cinco lugares surge igualmente disponível com outras motorizações, nomeadamente, as bem mais populares V6 e V8 a gasolina. Mas que, o mais certo, é que não cheguem a ser lançadas na Europa.

Com quatro versões

Quanto às versões disponíveis, a manutenção das já conhecidas Laredo, Trailhawk, Overland e Summit, todas elas comercializadas igualmente no Velho Continente, com a mais cativante a ser a Trailhawk, devido à sua preparação de base para caminhos mais acidentados.

A contribuir para o sex-appeal, a presença, desde logo, de uma suspensão automática a ar, capaz de elevar a carroçaria até aos 287 mm, pneus mais capacitados para o fora de estrada, um diferencial traseiro, além de vários outros apetrechos capazes de garantir um menor desempenho em todo-o-terreno.

A versão Trailhawk mantém-se como a mais aventureira
A versão Trailhawk mantém-se como a mais aventureira

No entanto e caso esteja, desde já, a pensar em adquirir esta versão, com a nova motorização híbrida plug-in, saiba que, pelo menos no imediato, tal não será possível. É que, com o PHEV, só mesmo os níveis de equipamento mais completos, Overland e Summit.

Ainda no caso do mercado norte-americano, uma oferta de base apenas com tracção traseira, embora a Jeep disponibilizemo-nos, opcionalmente e também para estas versões, várias opções de tracção integral, traduzidos nos sistemas Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II, dependendo da motorização escolhida. Embora em todas elas com sistema de desligamento do eixo dianteiro, como forma de poupar combustível. Mas só em pisos onde não haja necessidade das quatro rodas motrizes.

O Grand Cherokee de cinco lugar pode adoptar sistema de tracção integral "inteligente"
O Grand Cherokee de cinco lugar pode adoptar sistema de tracção integral "inteligente"

Habitáculo replicado o Grand Cherokee L

Passando ao habitáculo, a mesma estratégia aplicada na estética exterior, ou seja, um replicar quase total daquele que é o ambiente da versão de sete lugares. 

Dito ainda de outra forma, uma aposta clara no luxo, assim como nalguma da tecnologia exibida no Wagoneer, incluindo, um opcional sistema de som McIntosh.

 O interior do Grand Cherokee é replicado do habitáculo do Grand Cherokee L
O interior do Grand Cherokee é replicado do habitáculo do Grand Cherokee L

À venda ainda em 2021… nos EUA

Finalmente e no que fiz respeito à comercialização, a Jeep tem previsto que este novo Grand Cherokee chegue aos concessionários norte-americanos ainda durante o presente ano de 2021, à excepção da motorização PHEV. A qual só deverá estar disponível em 2022.

Quanto a preços e não tendo a Jeep divulgado quaisquer valores, é previsível, apenas, que o Grand Cherokee apresente um valor de entrada ligeiramente mais baixo do que a carroçaria maior, L.

O novo Jeep Grand Cherokee
O novo Jeep Grand Cherokee