Jeep Gladiator recebe série especial 80th Anniversary

A pick-up da Jeep, Gladiator, passa a contar com uma série especial "80th Anniversary" que presta homenagem às oito décadas da marca.

A pick-up da Jeep, Gladiator, passa a contar com uma série especial "80th Anniversary" que presta homenagem às oito décadas da marca norte-americana e complementa a oferta constituída pelos níveis de equipamento Sport, Overland e Launch Edition. Também para Portugal.

Para prestar homenagem ao 80º aniversário da Jeep, a gama Gladiator passa a estar disponível numa nova série especial 80th Annivversary, que se vem juntar aos níveis de equipamento Sport, Overland e Launch Edition. 

A pick-up Gladiator 80th Anniversary recebe jantes em liga leve de 18", com aplicações em cinzento granite crystal, grelha dianteira e molduras dos faróis de nevoeiro e dianteiros em cinzento neutro metalizado, capota rígida, proteções das cavas das rodas na cor da carroçaria e emblemas comemorativos. 

A caixa de carga possui um revestimento pulverizado e estribos laterais, permitindo aumentar a funcionalidade e a comodidade, completando o pacote estético desta série especial. 

O habitáculo desta série especial distingue-se pelos bancos em pele preta com pespontos cor de tungsténio e o emblema "80th Anniversary".

A dotação de série inclui sistema de som Alpine de nove altifalantes Alpine com nove colunas e subwoofer de 552 W, sistema Uconnect 8.4 NAV com ecrã tátil, integração de smartphone com AppleCar Play e Android Auto, monitorização de ângulo morto, deteção de veículos em aproximação posterior, sistema de entrada e ignição sem chave "Keyless Enter 'N Go". 

Este conjunto é complementado pelos tapetes específicos berbere e o forro de tejadilho de qualidade superior.

Sistema Selec-Trac 4x4

No capítulo mecânico, a Gladiator "80th Anniversary" conta com um motor diesel V6 Multijet 3.0 que desenvolve uma potência de 264 cv e um binário de 600 Nm. A transmissão é assegurada por uma caixa automática de oito velocidades.

As capacidades de progressão em fora de estrada são asseguradas pelo sistema de tração integral permanente Selec-Trac, com caixa de transferência de duas velocidades com relação de redução de 2,72:1 e resistentes eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração, com relação de transmissão para o eixo traseiro de 3,73. 

LEIA TAMBÉM
Jeep Wrangler ganha série especial. Freedom é o nome da aventura

O  sistema Selec-Trac opera em quatro modos de condução (mais Neutral): 2H (Tração Dianteira e Relações de Caixa Altas); 4H AUTO (Tração Ativa Permanente Selecionável e Relações de Caixa Altas); 4H Part Time (Tração Integral Temporária e Relações de Caixa Altas); N (Neutral);  4L (Tração Integral e Relações de Caixa Baixas).

Tecnologia "shift on the fly"

A nova Gladiator dispõe de tecnologia 'shift on the fly', que permite passar de duas rodas motrizes (2WD) para quatro rodas motrizes (4WD) a velocidades até 72 km/h.

Em normais condições de condução, o Selec-Trac funciona com tração a duas rodas (2WD) e transfere 100% do binário motor para o eixo traseiro.

Deslocando a alavanca específica para a posição '4WD High', o condutor pode mudar para tração às quatro rodas, ideal para conduzir em superfícies escorregadias, como areia, lama, neve ou gelo.

O modo '4H' pode ser selecionado para operar tanto no novo modo Auto - ideal para uma utilização segura e confortável em todas as condições de condução, graças à contínua monitorização e gestão do binário e ao engrenamento e desengrenamento automáticos da tração 4WD conforme necessário para manter tração -, como no modo '4H Part Time', que garante que o binário é sempre perfeitamente distribuído entre os eixos dianteiro e traseiro.

Para enfrentar trilhos em todo-o-terreno extremamente desafiadores e exigentes, o condutor pode recorrer ao modo '4WD Low' com relação de transmissão a baixo regime de 2,72:1 que multiplica o binário motor.

O diferencial traseiro de deslizamento limitado Trac-Lok, de série, fornece níveis extra de aderência e capacidade em situações de fraca tração, como ao conduzir em pisos de areia, gravilha, neve ou gelo.

Otimizado para fora de estrada

Além de contar com um ângulos de ataque de 41º, ventral de 18,4º, e saída de 25º, ao que se junta uma altura ao solo de 25,3 centímetros, as prestações em fora de estada são otimizadas pelo pacote "Trail-Rated".

Este último compreende o já referido sistema 4x4 Selec-Trac com relação máxima de multiplicação de 2,72:1,  de série em todas as versões, placas inferiores de proteção e gancho de reboque traseiro, pneus de todo o terreno de 18" no caso da série especial "80th Anniversary", capacidade de passagem a vau até 76 cm.

A carga útil máxima em 4x4 é de 565 kg e a capacidade de reboque até 2721 kg.